Beto Passos cobra prazos durante reunião com representantes da Casan

por admin última modificação 08/03/2018 20h53
Encontro teve a participação do prefeito Leoberto Weinert e secretários municipais

O presidente da Câmara Municipal de Canoinhas, Beto Passos (PT), juntamente com o vereador Célio Galeski (DEM) participaram, na última quarta-feira, de uma reunião com os representantes da Casan: Adelor Vieira, José Vilson Brassiani, José Nogatz e Luiz Antonio da Silveira. O encontro, realizado no gabinete do prefeito Leoberto Weinert (PMDB), teve também a presença de secretários municipais.

Assim como fez na sessão ordinária da última terça-feira, o vereador Beto Passos voltou a questionar a qualidade dos serviços oferecidos pela Casan em Canoinhas. De acordo com o parlamentar, nem o fornecimento de água está atendendo toda a população e citou, como exemplo, os bairros Jardim Esperança e Alto Frigorífico. “Falta água com freqüência e a situação nestes bairros é crítica. Quero uma ação imediata da Casan e prazos para que estes problemas sejam sanados”, cobrou o vereador. Em resposta, os representantes da Casan informaram que no dia 07 de fevereiro o engenheiro da companhia fará uma avaliação técnica para diagnosticar os problemas com o abastecimento de água, principalmente, no bairro Jardim Esperança.

Passos lembrou ainda que a Casan, há mais de 30 anos em Canoinhas, jamais investiu em saneamento básico e que deixou as vias pavimentadas do centro e bairros da cidade cheia de buracos. “Algo precisa ser feito urgentemente para que possamos garantir a segurança de motoristas e pedestres”, pediu. Segundo acordo firmado com a municipalidade, a Casan fornecerá 73 toneladas de massa asfáltica para que sejam sanados todos os danos causados durante os reparos na rede de distribuição de água.

O prefeito Leoberto Weinert também cobrou uma participação mais efetiva da Casan para com o município e disse que “a companhia precisa cumprir aquilo que rege o contrato”. Na oportunidade, foram debatidas ainda as seguintes questões: autorização junto a Casan para que máquinas da prefeitura realizem trabalhos visando à colocação de novos canos nas Ruas Agenor Fábio Gomes e Emílio Scholtz, que em breve receberão pavimentação asfáltica; o município de Canoinhas fica responsável pela elaboração da 1ª etapa do projeto de saneamento básico, através de financiamento junto ao Governo Federal no valor de R$ 500.000,00 e a Casan fica encarregada de captar recursos de R$ 23.160.539,00 junto ao Programa de Aceleração e Crescimento (PAC) e Ministério das cidades para implantação do sistema de esgoto sanitário.

No dia 23 de fevereiro, uma nova reunião será realizada, mas desta vez, na sede da Casan em Florianópolis. Estarão em pauta assuntos relacionados à entrega de documentos referentes à criação do Fundo Municipal de Saneamento e o convênio de cooperação entre a Casan e o município de Canoinhas que tem como objetivo a implantação do saneamento básico.

Fones: 3622 3396/ 8805 5134