Bene cobra disponibilidade de novos técnicos para o escritório local da Fatma

por admin última modificação 08/03/2018 20h52
Vereador peemedebista lamenta morosidade na liberação de licenças ambientais por parte do órgão estadual

Para o vereador Bene Carvalho (PMDB), a morosidade na liberação de licenças ambientais e no despacho de processos por parte da Fundação do Meio Ambiente (Fatma), em Canoinhas, está diretamente relacionada à falta de técnicos atuando no escritório local. “Alguns dos servidores efetivos estão temporariamente licenciados de suas atividades. Apenas dois continuam atuando, fazendo com que os trabalhos fiquem comprometidos”, lamentou.

Na opinião do vereador, os atrasos têm prejudicado o desenvolvimento de novos empreendimentos e também tem ocasionado prejuízos financeiros nos seis municípios abrangidos pela coordenadoria regional. “Faz-se necessário a agilidade, pois a região tem grande parte de sua economia voltada para os setores agrícola e florestal”, disse o peemedebista ao lembrar que até os novos loteamentos e desmembramentos de terrenos têm sido afetados devido a demora na emissão dos pareceres.

O escritório situado em Canoinhas é responsável pelos atendimentos também em Porto União, Irineópolis, Bela Vista do Toldo, Major Vieira e Três Barras.

Segundo o peemedebista, a situação só poderá ser amenizada com a disponibilidade de novos técnicos para o escritório local. Por este motivo apresentou e defendeu requerimento de sua autoria que cobra providências por parte do presidente estadual do órgão, Gean Loureiro. “Espero que ele (Loureiro) seja sensível e possa nos ceder dois ou três funcionários. Só assim os trabalhos começam a fluir”, acredita.

Vereadores foram unânimes na aprovação do documento. Paulo Glinski (PSD), inclusive, propôs a realização de mutirão para zerar a pauta. “Que o corpo técnico do órgão ficasse um mês em Canoinhas, se necessário”, falou. Também reclamou da morosidade nos casos referentes aos desmembramentos de áreas. “Os proprietários só podem registrar o imóvel e construir se contarem com essa liberação ambiental”, alertou.

Presidente da Câmara, vereador Renato Pike (PR) também disse ser vitima da lentidão dos atendimentos dispensados pelo órgão. “Estou há mais de dois anos aguardando a liberação de licença ambiental para a averbação de área”, comentou. Ele também assinou o requerimento proposto pelo seu colega de Casa, governista Bene Carvalho.