Banco Planorte é eleita 3ª melhor instituição micro financeira do Brasil

por Assessoria de Imprensa última modificação 18/11/2020 09h53
Vereadores encaminharam Moção de Parabenização à instituição, e também solicitaram ao gerente da instituição para utilizar a Tribuna da Câmara nos próximos dias
Banco Planorte é eleita 3ª melhor instituição micro financeira do Brasil

Banco Planorte foi eleito a 3ª melhor instituição de microcrédito do Brasil

Requerimento apresentado pelo vereador Coronel Mario Erzinger (PR) e assinado por todos os vereadores na sessão desta segunda, 11, será encaminhado ao gerente executivo do Banco do Planalto Norte, pela importante conquista como 3ª melhor instituição micro financeira do Brasil, conforme avaliação qualificadora internacional Microrate.

No requerimento, Erzinger justifica que o Banco do Planalto Norte “fomenta a geração de emprego e renda, gerando desenvolvimento, cumprindo com sua função social e econômica de extrema importância para nossa cidade e região”.

Em outro requerimento, ainda, da autoria do mesmo vereador, foi solicitado que Nivaldo Brey Junior, utilize a tribuna livre da Câmara nos próximos dias para explanar assuntos referentes ao microcrédito e a importância para o desenvolvimento da região.

A Microrate, qualificadora internacional que concede a premiação, atua há mais de 20 anos, avaliando viabilidade e risco institucional em todo o mundo, e, neste ano realizou diversas avaliações em instituições brasileiras de microfinanças.

O gerente da instituição, Nivaldo Brey, explica que o foco deste resultado da qualificação é diagnosticar a viabilidade institucional a longo prazo, bem como a capacidade financeira através de uma avaliação interna de risco e desempenho, levando-se em consideração cinco eixos principais: governo e gerência, organização, operações creditícias, qualidade de carteira e perfil financeiro. “Esse resultado diferencia o Planorte, pois indica que há fortes indícios de melhoria em um futuro próximo”, destaca Nivaldo Brey.

O Banco Planorte foi inaugurado em 18 de abril de 2000, na cidade de Canoinhas, com o objetivo de promover o desenvolvimento econômico social e combate a pobreza, conceder crédito por modelo alternativo visando a criação, crescimento e consolidação de empreendimentos de micro e pequeno porte, formais e informais, dirigidos por pessoas de baixa renda. Atende além de Canoinhas, também os municípios de São Bento do Sul, Mafra e Porto União.

Informações para imprensa:

Sérgio Teixeira da Silva – Assessoria de Comunicação Câmara de Vereadores