Associação pede auxílio financeiro para poder abrir Lar para Idosos

por admin última modificação 08/03/2018 20h50
Presidente da entidade, Arlete Voigt, esteve na Câmara de Vereadores para falar dos projetos desenvolvidos pela Pia União de Santo Antônio
Como forma de celebrar o seu 60º aniversário, a Pia União de Santo Antônio pretende presentear a comunidade canoinhense com um novo espaço destinado a cuidar de idosos. A ideia, segundo a presidente da associação Arlete Voigt, é concluir a reforma do prédio até o final deste ano.
O Lar de Idosos vai funcionar na antiga Casa Doutor Rolando Malucelli, situada no bairro Alto da Tijuca. Por mais de 30 anos o local abrigou crianças e adolescentes que se encontravam abandonadas ou em situação de risco. “Só deixou de atender depois que passou a vigorar o Estatuto da Criança e do Adolescente no início da década de 1990. Afinal, não tínhamos condições de obedecer todas as exigências impostas”, frisou Arlete, durante pronunciamento na Câmara, na sessão de terça-feira (02).
Fechado por mais de 15 anos, o prédio de 600 metros quadrados começou a ganhar vida novamente a partir de 2009. “Estava tudo abandonado, janelas quebradas, telhado caindo, dava uma tristeza de ver aquilo”, relatou.
Foi neste ano que a Pia União de Santo Antônio se desvinculou das obras sociais da Paróquia Santa Cruz e se transformou em associação. “Está tudo legalizado, com registro em cartório, certidões negativas e leis municipal e estadual que nos declaram de utilidade pública”, informou.
Ao assumir a presidência, há três anos, Arlete entendeu que os serviços oferecidos pelas voluntárias poderiam ser ampliados. Contando com o apoio irrestrito da direção, ela começou a desenvolver o projeto de criação do espaço para idosos. “Inicialmente pretendemos atender 15 idosos, com todo conforto, segurança e os cuidados necessários. Inclusive, além da estadia permanente, também queremos oferecer por períodos do dia. Profissionais de psicologia, fonoaudiologia, fisioterapia e até médicos já nos deram a certeza de que irão colaborar de maneira voluntária”, explicou.
Nos últimos anos a associação teve ajudas importantes da iniciativa privada como é o caso da Rigesa que cedeu grande parte do mobiliário. Deputado Antonio Aguiar (PMDB) também destinou emenda parlamentar de sua cota pessoal no ano de 2010. “Foram auxílios importantes, mas, infelizmente, da prefeitura do município ainda não recebemos nada”, comentou.
Apesar de as obras estarem adiantadas, ainda se faz necessário mais recursos para a sua conclusão. “Fazemos campanhas para arrecadar fundos, mas isso não será suficiente para que possamos terminar a obra”, explicou.
Na oportunidade, Arlete pediu que os vereadores buscassem junto ao governo municipal meios para que a associação também seja contemplada com subvenção social. “Sempre leio que entidades estão sendo beneficiadas e, por este motivo, venho aqui pedir também o auxílio para a Pia União de Santo Antônio”, justificou.

Acenos positivos

Líder do governo na Câmara, vereador Paulo Glinski (PSD) se comprometeu em falar pessoalmente com o prefeito Beto Faria (PMDB) a fim de que nos próximos projetos encaminhados pelo executivo, a associação também esteja entre as beneficiadas. “É um trabalho relevante e a causa por si merece a ajuda de todas as esferas governamentais”, completou.
Presidente da Casa, vereador Renato Pike (PR) também demonstrou vontade em ajudar. Disse que solicitará ao deputado Antonio Aguiar a inclusão da associação na lista das beneficiárias com o recebimento de emendas parlamentares este ano.
Da mesma forma agiu Neno Pangratz (PP). Ele garantiu que fará contato com o deputado Silvio Dreveck (PP) e também irá pleitear a liberação de recursos. “O deputado pediu para que passasse nome de associações ou entidades aptas a receber subvenção. Por isso me comprometo a indicar a Pia União de Santo Antônio”, finalizou.

História

A Pia União de Santo Antônio foi fundada no ano de 1953 por um grupo de mulheres voluntárias ligadas a igreja católica. Tinha como finalidade a assistência aos pobres por meio de visitas domiciliares e realização de campanhas para a arrecadação de roupas, cobertas, alimentos e medicamentos. Com o passar dos anos ampliou suas atividades.
Em 1958 recebeu do então prefeito Haroldo Ferreira uma área de terras no bairro Alto da Tijuca. Neste local construiu a Casa Rolando Malucelli com o apoio do comércio local e, principalmente, das indústrias do ramo madeireiro. Inicialmente a casa serviria de asilo, porém, as obras sociais da Paróquia Santa Cruz optaram por fazer dela um abrigo para crianças.
Em 2099 a Pia União de Santo Antônio se desvinculou do movimento católico e se transformou em associação. Passou, a partir daí, a desenvolver o projeto para a criação da casa de repouso para idosos.