Após requerimentos, responsável pela Comissão de Patrimônio Municipal esclarece dúvidas dos vereadores

por Assessoria de Imprensa última modificação 05/03/2024 14h42

Requerimentos foram apresentados em sessões anteriores, onde vereadores apontam e questionam valores dos veículos para possível leilão

Sérgio Murilo Miguel, responsável pelo setor de transportes e Comissão de Patrimônio Municipal, usou a tribuna da Câmara durante a sessão legislativa ordinária desta segunda-feira, 04. Ele esclareceu as dúvidas dos vereadores que disseram na semana passada que têm recebido reclamações de que faltam carros para transportar pacientes.

Com referência ao interior: Ele afirmou que, agora, há um carro para levar a pessoa que tenha vindo de ambulância ao centro de volta ao interior. De modo mais amplo, ele informou números superlativos como o de que 954 mil km foram rodados em um ano só em tratamentos fora do domicílio (TFDs). Foram 13,9 mil pacientes transportados em um ano, 242 viagens por mês;

Carros que vieram do Ministério Público: Depois da apreensão feita na revenda do ex-vice-prefeito Renato Pike, nem todos estavam funcionando. “Por estarem muito tempo parados, necessitavam manutenção”, explicou. Contudo, hoje, os 15 estão sendo usados para a Saúde. Há, ainda, um carro à disposição do gabinete. O carro que era de Beto Passos foi devolvido a ele na semana passada, conforme a coluna noticiou.

Corolla Sedan que era de ex vice-prefeito: Está sendo usado para o transporte de pacientes porque tem porta-malas maior, ideal para transporte de cadeiras de rodas. Por isso o Toyota Cross, que era de Passos, ficou com o gabinete da prefeita. “Mesmo ficando sem o Cross, o gabinete não requisitou o Corolla Sedan”, frisou.

Leilão de 21 veículos: Sérgio defendeu a realização do leilão são veículos danificados, cujo projeto está travado há semanas na Câmara. “Sem leilão, o valor dos veículos cai e o custo aumenta a cada mês. O carro é vendido pelo maior lance. Ele é aberto”, defendeu. São 20 carros e uma Van.

Autora de requerimentos, a vereadora Tati foi a que mais questionou. Ela perguntou porque a Van 2019/2020 está para leilão. Teve como resposta de Sérgio que a Van tem mais de 400 mil kms rodados. O motor tem problemas e teria de comprar um motor novo. O ar condicionado também está com problemas. Hoje, há uma Van alugada que leva pacientes para fazer hemodiálise em Mafra. O custo é de R$ 2,90 por quilômetro.

“São muitos carros, são muito novos e isso nos chamou atenção. Queremos saber pelo menos o mínimo do que vale cada carro desses. Queremos que mandem um valor mínimo. Esperamos esse valor mínimo para aprovar o projeto”, disse Tatiane, aproveitando para denunciar o caso de um paciente em quimioterapia que teria sido deixado a 8km de sua casa.
Sérgio se comprometeu a responder à vereadora rapidamente com os valores estimados. Tati disse ao final que com esses esclarecimentos o projeto segue seu rito normal na Casa.

Com esse pronunciamento, o responsável pela Comissão de Patrimônio Municipal busca promover a compreensão entre os vereadores e dissipar eventuais dúvidas sobre as decisões relacionadas ao patrimônio e gestão de transportes municipais. O diálogo aberto na Câmara fortalece a transparência e a prestação de contas à comunidade, demonstrando o compromisso das autoridades locais com a eficiência e a responsabilidade na administração pública.

Joselito Beluk – Assessor de Comunicação Câmara de Vereadores
Fone: (47) 3622-3396 / Whatsapp (47) 9-9986-6199