por Assessoria de Imprensa última modificação 25/10/2023 11h53

Vereadores e os Homenageados

Presidente de ONG, após Moção de Parabenização, usa a Tribuna

“Uma única cadela não castrada pode gerar até 67 mil descendentes em seis anos, e uma gata pode gerar até 420 mil. A castração é, portanto, uma solução vital para controlar a superpopulação e melhorar o bem-estar”, apontou ela em sua fala

A presidente e vereadora Tati Carvalho e o colega de bancada Roberto Todt na Sessão Ordinária de segunda-feira, 23, apresentaram requerimento de nº 659/2023 solicitando a “MOÇÃO DE PARABENIZAÇÃO”, à Jamille Ludka, Thais Korneliuk Chagas,  Maria Isabel Krautler,  Mariana Catarina Ferreira,  Letícia Lemos da Maia, Camile Lemos Fagundes, Michele M. Nunes, Felipe Muller, Luizy Roberta Jenzura, Enzo Gabriel Korneliuk Chagas, Thiago Raldi, Andressa Vieira Martins, Débora Franco da Silva, Estefani Aparecida Alves da Silva, Andréa Stange, Helena Carolina Griten, Lilian Olivetti Jaremczuk, Sheron Melo, Mayara L. Iargas, Daniele Campos, Iana Stange Pereira, Jamile Mayse Ribeiro, pela dedicação e esforços incansáveis no resgate e cuidados dos animais afetados pelas enchentes. Promoveram um compromisso exemplar com o bem-estar desses animais, muitas vezes, esquecidos em meio ao caos das enchentes.

Na Sessão de terça-feira, 24, a presidente da ONG Anjos de Patas, Jamile Ludka, e alguns voluntários estiveram presentes na câmara de vereadores. Jamile usou a tribuna para pedir apoio ao poder público no sentido de auxiliar na luta da entidade. Em sua fala ela lembrou que as campanhas de castração não têm sido suficientes. Ela pediu duas campanhas anuais em períodos estratégicos resultando em, pelo menos, 3.165 animais castrados ao ano, sendo 95% de fêmeas e 5% de machos. Isso acompanhado de uma ampla campanha de microchipagem a fim de identificar a propriedade do animal. “Não desejamos um terreno para abrigar esses animais, sabemos que pode se tornar um depósito. Precisamos investir recursos em castrações e microchipagem e multa para tutores que negligenciam seus pets. Na enchente havia muitos animais e não conseguimos localizar os donos. Pedimos apoio ao poder público. Não dá mais, os voluntários estão em uma situação muito difícil. Controle de natalidade eficaz já. De resto só estamos enxugando gelo”, argumentou. Aproveitou para agradecer as várias pessoas que arriscaram suas vidas para salvar animais nessa enchente. “Teve gente que literalmente ficou com água até o pescoço para salvar um animalzinho”, contou.

Vereadores apoiaram a causa, e na oportunidade foi apresentado Requerimento aprovado por todos, qual pediu o cumprimento da portaria nº 2.554/2023, que nomeia comissão especial para elaborar projeto de lei que institui políticas públicas para o bem-estar e proteção animal, “tendo em vista que o Ministério Público requisitou ao executivo essa ação que visa fortalecer o controle populacional de animais domésticos e controle de zoonoses e impulsionar a atuação da instância administrativa na melhoria do bem-estar animal e prevenção de doenças, tendo em vista os diversos pedidos de ação realizados pelo Legislativo”. Outro requerimento, de igual teor, foi encaminhado ao Ministério Público.

Após o encerramento da sessão, os vereadores entregaram para as homenageadas a Moção de Parabenização.

tribuna_ong.jpeg

Joselito Beluk – Assessor de Comunicação Câmara de Vereadores