APAE de Canoinhas comemora os 47 anos com pronunciamento na Câmara de Vereadores

por Assessoria de Imprensa última modificação 10/05/2023 14h25

Fez uso da Tribuna na 24ª Sessão Ordinária na terça-feira, 09, a Diretora, representando a APAE de Canoinhas Simone Geruza Sudoski Munhoz para contar os 47 anos de luta, histórias e conquistas da instituição.

Ela falou que precisamos fazer uma retrospectiva no tempo, e o tempo o que significa o tempo é determinado por período considerado em relação aos acontecimentos nele ocorridos, Época. Precisamente em 1974 surge o movimento da sociedade com objetivo de fundar APAE, um local onde as pessoas com deficiência recebessem atendimento especializado.

Dois anos de regularização da documentação no dia 3 de abril de 1976 inicia o funcionamento da APAE. Contava com uma diretoria, 04 professores, 01 secretária e 12 alunos e assim os atendimentos começaram.

Durante a seu pronunciamento Simone listou alguns itens como as dificuldades, como o transporte que por muitas décadas foi realizado pelas kombis até a chegada da tão sonhada da conquista dos micro-ônibus. Os preconceitos, lembrar quanto evolução da educação especial, no entendimento da Pessoa com deficiência, no seu desenvolvimento e na inclusão.
As famílias, quão coadjuvantes desta história, o envolvimento no processo de habilitação e reabilitação, sua contribuição para o desenvolvimento. Voluntários, citou a atual diretoria tendo como presidente Idimar Roberto Cenci, que juntamente com os demais 23 membros voluntários fazem parte e participam das decisões e ações da APAE. A valorização e reconhecimento do amor e dedicação dos funcionários e é claro nosso agradecimento aos queridos e amados alunos.

Encerrando Simone lembrou dos fatos da história um ano após o funcionamento surge o primeiro clube de Mães, movimento composto por voluntárias, o qual veio colaborar e difundir o trabalho da APAE. Nas décadas seguintes surgem o segundo, o terceiro e o quarto grupo de clube de Mães. Agradeceu a oportunidade de estar nessa Casa legislativa e para juntos comemorarmos o aniversário da nossa querida APAE.

Joselito Beluk – Assessor de Comunicação Câmara de Vereadores
Fone: (47) 3622-3396 / Whatsapp (47) 9-9986-6199