ACD participa de Sessão e aponta os trabalhos realizados

por Assessoria de Imprensa última modificação 12/06/2023 09h33

ACD participa de Sessão e aponta os trabalhos realizados

Contrário de Eficiência é Ineficiência e “NÃO” Deficiência

A Associação Canoinhense de Deficientes - ACD, representada pela gestora Cristiane Monique do Prado Novak e alguns membros participaram da 30ª Sessão Ordinária realizada na terça-feira, 6.

Em sua fala na tribuna, ela agradeceu a vereadora Zenilda pelo convite, iniciou explicando que a ACD é uma instituição específica de assistência social que oferece serviços, não somos vinculados a AACD intuição famosa nacionalmente e que muitos confundem. Apresentou o mapa de atuação, sendo os municípios de Área de atuação os municípios catarinenses de Canoinhas, Major Vieira, Bela Vista do Toldo e Três Barras tendo como público alvo deficientes físicos, visuais e auditivos. Falou do plano de trabalho para os 722 usuários atualmente cadastrados, sendo 494 do município de Canoinhas e com 95 atendimentos semanais, recursos como esse que será disponibilizado vamos usar para manter os serviços como:

- Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos;
- Prevenção, inclusão e mediação ao mercado formal de trabalho;
- Garantia e defesa de direitos.

Trabalhos as seguintes atividade:

- Oficina de Bocha Adaptada;
- Oficina de Boxe Chinês Adaptado;
- Oficina de Bocha Atletismo;
- Oficina dos Visionários:
- Oficina “Criativa-Idade”

“A nossa ACD vai muito além de uma sede física, a nossa ACD é composta por pessoas, e muitas dessas pessoas são vocês que representam”, destacou. Fez referência ao saudoso José Clever que no ano de 2000 iniciou os trabalhos da instituição e deixou seu legado que é o atendimento humanizado.

A Prevenção, Inclusão e Mediação ao Mercado Formal de Trabalho, Conforme a demanda também foi assunto, lembrou que em 2022 foram realizados 42 encaminhamentos. Encerrando falou da Empatia, quando olhando para os deficientes com empatia a gente não vê a deficiência e sim a potencialidade, a potencialidade do ser humana a potencialidade de ser estimulada e tirar o rótulo de capacitismo e que muitas pessoas julgam que não são capazes gerir a própria vida. “Você é uma formiguinha que pode transformar o mundo, reflita, quem aqui de nós aqui hoje é tão eficiente que não se tem algo a melhorar, precisamos sempre”, concluiu.

ACD.jpg

Joselito Beluk – Assessor de Comunicação Câmara de Vereadores