“Vamos levar dois anos para deixar tudo em ordem”, diz secretário de Obras

por admin última modificação 08/03/2018 20h47
Bene Carvalho ocupou a tribuna da Câmara para falar das ações de sua secretaria e também das dificuldades enfrentadas para atender a demanda de serviços

Após oito meses, Bene Carvalho retornou à tribuna da Câmara de Canoinhas, mas, desta vez, na condição de secretário de Obras. No ano passado ele foi vereador suplente pela coligação PMDB/PSD, substituindo o titular da vaga, Célio Gales ki.

Ocupou expediente na sessão ordinária de terçar-feira, 19, para falar das ações de sua pasta e das dificuldades enfrentadas para poder atender o montante de obras e serviços na cidade e no interior. “Vamos levar dois anos para deixar tudo em ordem”, disse.

Afirmou que todas as atividades desenvolvidas estão pautadas num planejamento. “Se temos cem ações para desenvolver, nossa estrutura permite realizar apenas a metade. Por isso optamos por atender as prioridades”, acrescentou.

Segundo ele, o município necessitaria de pelo menos o dobro do maquinário para poder atender a demanda de trabalho de forma emergencial. “Após uma chuva forte, por exemplo, uma resposta rápida só poderia ser dada se tivéssemos uma estrutura maior”, garantiu.

Algumas atitudes foram tomadas pelo secretario assim que assumiu o comando da pasta. Primeira delas foi a de reestruturar as equipes de trabalho e também de gerência da secretaria. “Coloquei as pessoas certas nos lugares certos. Respeito aqueles que me antecederam, mas cada um tem seu estilo de trabalhar”, ressaltou.

Na sequência concentrou grande parte dos funcionários e maquinários no interior. “Tínhamos que dar atenção aos produtores rurais, oferecer condições de trânsito para que pudessem escoar suas produções. Afinal, a grande força econômica do município vem do interior”, explicou.

Disse ter encontrado a secretaria em dificuldades, pois faltava material e 90% dos 2,5 mil quilômetros de estradas e ruas do município estavam danificadas. “Não tínhamos um metro de pedra brita, cascalho ou pedregulho. O britador do Rio do Pinho estava quebrado e o de Serra das Mortes parado há mais de um ano”, acrescentou.

Hoje a situação é diferente e Bene disse estar otimista. Material já não falta mais. Só no cascalheiro da localidade de Laranjeiras, já tem disponível 10 mil metros cúbicos de material.

Por meio de convênio firmado com o Governo do Estado e a Defesa Civil, o município contratou britador móvel para operar durante 300 horas tanto em Laranjeiras, quanto na jazida da localidade de Rio Pretinho e que pertence a uma empresa particular. “É material de descarte dessa empresa, que está licenciado e autorizado para que possamos britar”, ressaltou.

Agora, o secretário promete atacar os bairros e concluir a recuperação das ruas sem pavimentação num prazo de até dois meses. “Vamos finalizar os trabalhos no Campo D’Água Verde, depois estendê-los até o Boa Vista, Alto das Palmeiras, Alto da Tijuca e Jardim Esperança. Enfim, ao menos todas as vias principais de cada bairro irão receber reparos”, comprometeu-se.

Ruas asfaltadas do centro e bairros que tiverem apresentando problemas também serão recuperadas nos próximos dias. De acordo com Bene, o prefeito Beto Faria (PMDB) já autorizou a compra de massa asfáltica para fechar buracos e revestir trechos danificados.

Já os trabalhos nas estradas do interior devem ser finalizados apenas no próximo ano. A demora, segundo o secretário, é porque grande parte das vias ficou danificada com a enchente do mês de junho.  “Isso foi há 60 dias, mas o estrago que causou nas estradas do interior vai durar por mais um ano ainda. As vias que não foram interrompidas, por exemplo, tiveram outros tipos de danos”, confirmou.

Por fim, Bene ainda respondeu a questionamentos e recebeu sugestões dos vereadores. “Exerci praticamente cinco mandatos na Câmara e sei da dificuldade dos vereadores em pedir e ver a coisa acontecer”, enfatizou.

Fones: 47 3622 339647 3622 3396/ 8805 5134