“Projetos padrão para este Fórum já existem”, confirma engenheiro civil do TJ

por admin última modificação 08/03/2018 20h47
Técnicos vistoriaram o terreno onde será feita a construção; Vereadores tem audiência com desembargador nesta quarta-feira (27)
Assim que tiver início, a obra de construção do novo Fórum da Comarca de Canoinhas seguirá a risca um dos dois modelos que vem sendo obrigatoriamente adotados pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ) em suas edificações pelo Estado.
A informação partiu do engenheiro civil do TJ, Andrei Wágner, durante passagem pelo município na manhã de terça-feira (25). “Projetos padrão para este Fórum já existem”, confirmou.
O engenheiro é ao lado do arquiteto Rafael Linsmeyer um dos responsáveis pelo setor de projetos do TJ. Os dois tiveram na secretaria municipal de Planejamento colhendo informações a cerca da área onde será edificado o prédio. Na sequência foram “in loco” vistoriar o terreno de 4.314 metros quadrados situado ao lado do quartel de Policia Militar. “Um dos projetos é para abrigar cinco Varas e o outro é para sete. Definido isso, apenas algumas readequações serão feitas. Posso garantir que o prédio poderá ter até quatro andares”, explicou Wágner.
A vistoria foi acompanhada pelo presidente da Câmara, vereador Renato Pike (PR) e também pelos vereadores Bene Carvalho (PMDB) e Neuzo Genérico (PSB). O secretário municipal de Planejamento Gilson Guimarães e o comandante do 3º Batalhão de Polícia Militar (BPM), tenente coronel Mário Renato Erzinger também estiveram presentes.
No mesmo dia, os técnicos do TJ visitaram o atual Fórum da Comarca a fim de conhecer as instalações e confeccionar relatório de informações.

Cobrança

Ainda durante a vistoria, Renato Pike (PR) cobrou celeridade na confecção do projeto final. O vereador informou aos técnicos que a estrutura atual do Fórum já não suporta a criação de novas Varas e que os trabalhos estão sendo prejudicados. “São duas Varas Cíveis e um Criminal que já não conseguem atender o volume de 17 mil processos em trâmite”, completou.
O vereador lembrou ainda que o terreno doado ao TJ fica numa área nobre da cidade, com valor imobiliário superior a R$ 3 milhões e que existe uma grande expectativa para efetivação desta obra. “Magistrados, servidores do Fórum e a população da Comarca em geral aguardam por esta obra há mais de sete anos”, acrescentou.

Audiência

Comitiva formada por vereadores, prefeito municipal Beto Faria (PMDB), deputado estadual Antonio Aguiar (PMDB), tenente coronel Mário Renato Erzinger, comandante do 3º BPM e o juiz diretor do Foro, Bernardo Augusto Bern, participam de audiência nesta quarta-feira (27), às 15h00, com o desembargador Claudio Barreto Dutra, presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina.
Em Florianópolis, a comitiva vai solicitar agilidade no processo de construção do novo Fórum, desde a confecção do projeto de engenharia e arquitetura, até o adiantamento do edital de licitação que vai definir a construtora responsável pela obra.