“É a alegria das pessoas de bem”, diz Galeski sobre acordo que liberou parte das casas embargadas

por admin última modificação 08/03/2018 20h46
Ex-secretário de Habitação acredita que outras 24 moradias populares devem ser disponibilizadas assim que inicie construção de muro que bloqueie visão da UPA

Nos 22 meses em que ficou no comando da secretaria de Habitação, Célio Galeski (PR) se destacou pela celeridade dada aos processos de regularização fundiária de lotes no perímetro urbano e à construção dos residenciais 1 e 2 no Loteamento Nossa Senhora Aparecida, no bairro Piedade, que engloba 392 moradias populares.

Ao ocupar a tribuna na sessão ordinária de segunda-feira, 06, o agora presidente da Câmara celebrou a revogação parcial da tutela provisória referente à suspensão da construção de 40 casas populares.

O acordo foi fechado durante audiência conciliatória entre o município de Canoinhas, a construtora Implantec, Caixa Econômica Federal e Ministério Público, realizado na Justiça Federal, na sexta-feira, 03.

Sendo assim, 16 moradias foram liberadas e outras 24 casas permanecem sem utilização até nova decisão. “É a alegria das pessoas de bem”, disse Galeski, até como forma de tranquilizar as pessoas inscritas em programas habitacionais do município.

O vereador informou que há possibilidade de o restante das moradias serem liberadas tão logo inicie a construção de muro que bloqueie a visão da Unidade Prisional Avançada (UPA), a partir da quadra 17001. Mas a situação das casas embargadas deve ser definida mesmo em nova audiência, agendada para o dia 29 de julho.

A princípio a empresa Implantec deverá entregar 368 casas para o Caixa Econômica Federal, que na sequência fará o sorteio e comercialização dos imóveis junto a famílias de baixa renda inscritas. Os futuros moradores devem receber as chaves num prazo de até 60 dias.

Galeski explicou que as casas ainda não foram entregues devido a pendências financeiras da Caixa Econômica Federal com as construtoras. “Aqui mesmo foi pedido que a Implantec colocasse o pé no freio porque não haviam recursos para pagar pelas obras”, comentou.

Em todo o Brasil são mais de 50 mil moradias populares prontas, construídas através da linha de financiamento do programa Minha Casa e Minha Vida, e que ainda não foram entregues. Segundo o vereador, crédito suplementar no valor de R$ 5 bilhões, liberado pelo presidente interino Michel Temer (PMDB), será o responsável por sanar todas as dívidas junto as construtoras.