Zenici Dreher assume cadeira na Câmara de Vereadores de Canoinhas

por Assessoria de Imprensa última modificação 08/11/2022 10h38

Zenici Dreher assume cadeira na Câmara de Vereadores de Canoinhas

A primeira suplente do PL assumiu a cadeira deixada pelo vereador Maurício Zimmermann (por 30dias), durante a 66ª Sessão Ordinária realizada na segunda-feira, 07.

Zenici Dreher fez uso da Tribuna, e em seu discurso pontuou algumas ações que deverá defender nesses trinta dias. Ela agradeceu ao atual presidente da Casa vereador Gil Baiano, aos demais colegas de bancada, as pessoas da plenária que acompanhavam em especial meus familiares. Demostrou gratidão ao vereador Maurício Zimermann pela oportunidade em ocupar a função de vereadora, mesmo que por um mês, prometeu se dedicar ao máximo para cumprir com as atribuições neste período.

Discursou falando que na eleição de 2016 teve 1254 votos e na eleição de 2020 obteve 737 votos, e mesmo ficando entre os dez mais votados, não foi eleita por conta das novas legislações dentre outras questões particulares que aconteceram no período de campanha.

“Sempre senti muito orgulho por ser de uma família humilde e honesta, por ser uma mulher dedicada e comprometida e por entrar na política, para lutar pela garantia de direitos e por melhorias nos serviços públicos. Sinto vergonha pelo ocorrido com nossos governantes e peço desculpas aos que eu pedi voto para o prefeito Beto e vice Pike, porque eu acreditei nas possibilidades de um bom governo para a população canoinhense, mas eu nunca desisti de trabalhar em prol do bem comum, seguindo as legislações e cumprindo com meus deveres” destacou em tom de desabafo.

Lembrou das oportunidades que teve ao assumir a Secretaria Municipal de Saúde e de Assistência Social nestes últimos anos, e assim atuar com a Intervenção do Transporte Escolar, onde ela pode aprender a cada dia o quanto é importante trabalhar em equipe, com objetivos comuns para atender a população, principalmente nos serviços essenciais e ininterruptos.

Zenici ainda falou do Contrato com o Hospital Santa Cruz de Canoinhas que obteve acréscimo significativo em seus valores, porém, conforme amplamente debatido nesta Casa de Leis, em função de denúncias da população, não garante o acesso integral à saúde dos pacientes no âmbito do município. Os princípios do SUS são muito claros com relação à universalização, a equidade e a integralidade, logo, sendo a porta de entrada SUS o paciente não deve pagar consultas e exames porque o montante de recursos repassados é para a prestação de serviços SUS.

Falou também da necessidade de regulamentação do Transporte Escolar no município que atualmente investe mais de 35 mil reais por dia em serviços fragmentados e precarizados, em contrato emergencial com intervenção do Ministério Público para que os/as alunos/as não fossem prejudicados, mas que não podemos deixar para resolver no início das aulas.
Que essa regulamentação possa contemplar todos os alunos e alunas da rede pública de Canoinhas, com prioridade à Rede Básica de Ensino, a Rede Estadual de Ensino e previsão de atendimento aos estudantes do Instituto Federal de Santa Catarina – IFSC.

Encerrando falou de alguns projetos em andamento e alguns em análise que precisam ser “talvez substituídos” ou “revisados” à exemplo do Código Sanitário (2018 com requerimento 2020), Plano de Mobilidade Urbana, o Projeto de Lei que regula os serviços funerários (2019).

zenici.jpg

Joselito Beluk – Assessor de Comunicação Câmara de Vereadores