Willian Godoy visita Secretário Municipal do Meio Ambiente

por Assessoria de Imprensa última modificação 09/03/2022 15h23

Willian Godoy visita Secretário Municipal do Meio Ambiente

Presidente da câmara vereador Willian esteve na tarde desta terça-feira, 8, visitando o Secretário do Meio Ambiente Agostinho Machado Filho. Durante a sessão desta terça-feira, 8, o vereador falou na tribuna alguns assuntos tratados no encontro.

Godoy falou das demandas que a secretaria tem, e os problemas que enfrenta com efetivo, com empresas que participam das licitações ganham, mas não cumprem o que está no papel. Em determinado momento o presidente da casa desabafou dizendo para as empresas analisarem bem antes de fazer as propostas. Se perceberem que não vão conseguir cumprir o que pede o contrato não aceitem desistam antes, “vocês estão fazendo o povo de bobo, não é o prefeito, não é o secretario, somos nós que pagamos os impostos e vocês estão deixando a desejar”, falou.

Godoy lembrou dos caminhos que a comunidade deve fazer, esclareceu alguns pedidos que vem até nos vereadores. A denúncia é o começo, após isso a secretaria municipal do meio ambiente notifica, tenta algo amigável para que o proprietário faça a limpeza. Segundo momento se não foi feito o serviço vem a notificação e quem sabe chegando a notificação algo judicial e um tempo para a limpeza. As atividades nos locais públicos os serviços são feitos dentro de um cronograma.

Hoje a secretaria de meio ambiente - SEMMA atualmente é responsável pela manutenção de 52 espaços públicos e aproximadamente 40 canteiros diversos (praças, rótulas, etc...).

Além destes 52 espaços, existe ainda uma demanda de mais 77 locais par a execução de corte de grama/roçadas que atualmente não são de responsabilidade direta da Secretaria de Meio Ambiente entre eles Unidades Escolares e as UBS do interior do município, estes locais em especial estão sobre a responsabilidade de suas respectivas secretarias.

Mas ciente das dificuldades que enfrentamos em realizar esse serviço de forma adequada, A SEMMA após exaustivos contatos e cálculos realizados com o secretário de administração, autorizou lançar processo licitatório para contratação de empresa terceirizada para suprir a demanda destes 77 locais, aproximadamente 180 mil m², que não estão conseguindo ser atendidos. O processo está em fase de orçamentos e deverá ser lançado na semana que vem.

A SEMMA conta somente com 2 servidores de campo, um jardineiro e um servente, o que torna humanamente impossível dar conta de toda a demanda.

Desde meados de 2019 a SEMMA está buscando formas de resolver este problema crônico que se agrava no período do verão, pois nesta época a vegetação cresce semanalmente. Buscou-se contratar empresas para realizar o serviço de roçada por m² onde a empresa receberia por produção, mas no ímpeto de vencer o processo licitatório algumas empresas entram na “guerra de preços” e esquecem dos reais custos para a realização do serviço e quando são chamadas para executar o serviço não vem ou desistem do contrato. Foram encaminhados relatórios ao departamento jurídico do município para que tome as medidas administrativas cabíveis contra estas empresas para que as mesmas não venham a participar de novos certames, prejudicando ainda mais o município e outras empresas sérias que participem das licitações.

willian_08_03_2022.jpg

Joselito Beluk – Assessor de Comunicação Câmara de Vereadores