Vereadores solicitam que prefeitura divulgue informações sobre vacinação contra Covid-19

por Assessoria de Imprensa última modificação 04/02/2021 12h37

Texto e fotos: Carlos Eduardo Vipievski

As vereadoras Tati Carvalho (MDB), Juliana Maciel (PSDB), Zenilda Lemos (MDB) e o vereador Marcos Homer (PODEMOS), apresentaram na sessão de terça-feira, 02, um requerimento solicitando a publicação da lista das pessoas que já foram vacinadas contra Covid-19 no município de Canoinhas. O requerimento será encaminhado ao prefeito em exercício, Renato Pike, e a secretária de Saúde, Kátia Oliskowski Munhoz.

A solicitação dos vereadores é que o município divulgue a cada 48 horas, no site oficial da prefeitura, a lista atualizada de todos os vacinados contra Covid-19. Os vereadores ainda pedem que na listagem conste o nome completo; o CPF, ocultando os seis primeiros dígitos com asterisco; a data da vacina; o local de vacinação; e o grupo prioritário em que a pessoa pertence.

A vereadora Tati Carvalho comentou que a população vem pedindo para que a prefeitura divulgue essa lista, como uma forma de transparência. “Esse requerimento foi feito, pois muitas pessoas da nossa comunidade vêm nos procurando para saber dados sobre a vacinação, para saber quem efetivamente está tomando a vacina. E se a nossa população está pedindo, então devemos atender”, comentou a vereadora. O vereador Marcos Homer ressaltou que os vereadores têm a missão de fazer uma ligação com o executivo, e levar os anseios da comunidade. “Nós vereadores somos a ponte entre a população e o executivo. Em alguns municípios, alguns estados essa medida de divulgação da listagem dos vacinados já está sendo tomada, a pedido do Ministério Público”, lembrou.

O vereador Wilmar Sudoski (PSD) comentou que a prefeitura, por meio da secretaria de Saúde, vem divulgando o número de vacinados, mas não com os dados que os vereadores solicitaram no requerimento. “Eu entendi perfeitamente o requerimento, os dados não temos, mas o número de vacinados foi divulgado na imprensa pela secretária Kátia”, lembrou o vereador. Sudoski ainda aproveitou para repassar a população quais os dados que já foram divulgados pela prefeitura. “O município recebeu 428 doses de CoronaVac, e todas já foram aplicadas, isso dentro dos critérios. Da Oxford AstraZeneca foram recebidas 320 doses, e até segunda-feira foram aplicadas 280 vacinas, então temos um pouco mais de 700 pessoas já vacinadas em Canoinhas. Esses números foram fornecidos pela secretaria de saúde”, afirmou o vereador.