Vereadores solicitam informações sobre Plantão de Emergência do Controle de Zoonoses

por Assessoria de Imprensa última modificação 12/02/2021 10h20

Texto e foto: Carlos Eduardo Vipievski

As vereadoras Juliana Maciel (PSDB) e Tati Carvalho (MDB), juntamente com o vereador Marcos Homer (PODEMOS) apresentaram na sessão desta semana um requerimento solicitando informação sobre o plantão de emergência do setor de Controle de Zoonoses. Conforme os vereadores, os profissionais que atuam no setor estão de férias e não há um plantão para atendimento, deixando o Controle de Zoonoses fechado.

Direcionado ao prefeito em exercício Renato Pike, e à secretária de Saúde, Kátia Oliskowski Munhoz, o requerimento traz que: “tendo em vista as férias dos responsáveis pelo Setor de Controle de Zoonoses do Município, solicitamos informar se há algum plantão de emergência destinado a regular a aplicação da Lei no 4.125 de 20/12/2006, e em caso negativo, sugerir a implantação de um sistema de sobreaviso com número de celular disponível para atender as ocorrências”.

A vereadora Tati Carvalho comentou que durante o final de semana a Polícia Militar entrou em contato com ela solicitando apoio para o atendimento a um equino que estava com sinais de maus-tratos e com graves problemas de saúde. Na sessão, a vereadora apresentou um Boletim de Ocorrência sobre o caso, e salientou que a própria Polícia Militar tentou contato com o setor de Zoonoses, mas não conseguiu. “Isso não é a primeira vez que acontece. E nesse caso da égua foi uma veterinária particular fazer o atendimento, e não sei quem irá pagar a conta. Infelizmente foi optado pela eutanásia do animal. Ligamos no setor, e o Controle de Zoonoses está fechado, os funcionários estão em férias coletiva, e não tem ninguém para atender em regime de plantão”, afirmou a vereadora.

O vereador Marcos Homer, que também acompanhou a ocorrência juntamente com a Polícia Militar, comentou que ele e a vereadora Tati são voluntários da Causa Animal, mas existe no município um setor que deveria fazer o atendimento. “O que estamos solicitando aqui, é que as pessoas que são contratadas para esse serviço que o façam”, disse Homer.

O vereador Wilmar Sudoski (PSD) ressaltou também a importância de se punir efetivamente os proprietários de animais com maus-tratos. “Uma situação é a questão do município em estender a mão nessa hora, outra situação é o proprietário desses animais com maus-tratos, vejo que isso deve ser cobrado, porque é muito fácil o cidadão abandonar o animal, não me refiro somente a esse caso, mas de muitos animais que são abandonados. Se você tem um animal, a partir daí você é responsável, e essas pessoas que abandonam esses animais devem ser punidas”, afirmou o vereador.

Câmara de Vereadores de Canoinhas
Jornalista Carlos Eduardo Vipievski – MTb/SC 04017 JP