Vereadores solicitam informações sobre atendimento médico em Postos de Saúde

por Assessoria de Imprensa última modificação 12/02/2021 10h48

Texto e fotos: Carlos Eduardo Vipievski

Um dos assuntos mais comentados pelos vereadores na sessão desta segunda-feira, 08, foi saúde pública, principalmente sobre o atendimento médico nos Postos de Saúde. A vereadora Zenilda Lemos (MDB) apresentou um requerimento, que ao final das discussões e aprovação em plenário, o texto foi assinado por todos os vereadores, ficando autoria de toda a edilidade. O requerimento solicita diversas informações ao prefeito em exercício, Renato Pike, e a secretária de Saúde, Kátia Oliskowski Munhoz.

No requerimento é solicitado informações de quantos médicos atendem em cada Unidade de Saúde do município, inclusive dos postos localizados no interior, qual a carga horária de cada profissional e quais os dias de atendimento. Outra solicitação é de quantos pacientes o médico atende por dia, e se as enfermeiras das localidades do interior estão atuando diariamente nas unidades, o texto ainda indica para que o município possa dar publicidade da agenda dos médicos para a população, e realize um estudo de revezamento dos médicos que participam do Programa Mais Médicos, para que não faltem profissionais para atender nas Unidades de Saúde. O requerimento finaliza solicitando informações sobre o motivo da demora na entrega de medicamentos na Policlínica.

O vereador Marcos Homer (PODEMOS) salientou a importância do requerimento, visto que uma das atribuições do vereador é a fiscalização, inclusive do atendimento de saúde para a população. A vereadora Zenilda Lemos (MDB) comentou que alguns moradores reclamaram do atraso no atendimento no Posto de Saúde do Campo d’Água Verde. “A população merece serviços públicos de qualidade, se o médico é contratado para estar 20 horas no Posto de Saúde, é isso que vamos cobrar. Tudo com bastante transparência”, finalizou a vereadora Zenilda.

O vereador Wilian Godoy (PSD) salientou que esteve em visita no bairro Piedade, e que também ouviu pedidos da população sobre o atendimento médico no posto, e que em contato com a secretária de Saúde, ela explicou que os médicos do Programa Mais Médicos atuam nos postos de segunda a quinta, e na sexta-feira é o período de estudo dos profissionais, o vereador então propôs um revezamento entre médicos para que os postos não fiquem sem profissionais.

O vereador Maurício Zimmermann (PL) lembrou das Unidades de Saúde do interior, onde o médico faz atendimento em dias específicos, e salientou a importância de a prefeitura divulgar essa agenda. Já o vereador Wilmar Sudoski (PSD) ressaltou que a discussão sobre saúde pública é muito válida. “É nosso papel aqui na Câmara fazer essa discussão, mas também ter o entendimento de todos os acontecimentos, e acredito que essas respostas virão com o requerimento”, comentou Wilmar.

O vereador Professor Osmar (PSD) ressaltou a importância de a prefeitura fazer a divulgação para a população saber qual a agenda correta de atendimento de cada médico em cada Posto de Saúde. A vereadora Juliana Maciel (PSDB) lembrou que se o profissional é contrato por uma determinada carga horária, ele deve efetivamente cumprir esse horário no Posto de Saúde. O presidente da Câmara, vereador Gilmar Martins de Souza (PL), levantou outro ponto com bastante reclamação, conforme o presidente a entrega de medicamentos na Policlínica Municipal está bastante demorado, ocorrendo aglomerações de pessoas à espera de remédios.