Vereadores recebem visita do Comandante da Polícia Militar de Canoinhas

por Assessoria de Imprensa última modificação 18/11/2020 09h48

Vereadores recebem visita do Comandante da Polícia Militar de Canoinhas

Comandante do 3º BPM de Canoinhas prestou contas na Câmara de Vereadores de Canoinhas dos primeiros seis meses de Comando, apresentou ainda projetos desenvolvidos e voltados a segurança da comunidade

Tenente Coronel Silvano Sasinski fez uso da Tribuna Livre na Sessão da Câmara no dia de segunda-feira, 18, iniciando falou aos vereadores e  a população canoinhense um pouco da história do batalhão. O objetivo principal da sua fala foi apresentar alguns números/ações/projetos do trabalho já realizado durante os seis primeiros meses que ele comanda o batalhão em nossa região.

O comando do 3º BPM compreende os municípios de Três Barras, Major Vieira, Bela Vista do Toldo, Irineópolis, Matos Costa, Porto União e a sede Canoinhas. Sasinski apresentou a dimensão criminal, os números de junho/outubro, a prisão em flagrante aumentou, 39 prisões e 32 termos circunstanciado lavrados, “significa que cada vez mais estamos atuando de forma repressiva, e mesmo assim temos várias demandas reprimidas, destacou que as pessoas conduzidas para delegacia em prisão em flagrante cresce cada vez mais, é sinal de eficiência porem os índices de crimes aumentaram”, destacou em sua fala.
Números de ocorrências geradas em Canoinhas chega em média de 500/544, homicídios, estavam com índice zero, porém tivemos recentemente um caso, tentativas de homicídio nenhum, roubos tivemos uma queda no índice, furto é um dos problemas, não estamos conseguindo reduzir em modo geral, em residências conseguimos diminuir os casos, motivado pelas prisões de alguns acusados/suspeitos desses delitos. Drogas, conseguimos “estourar” algumas “bocas de fumo” destaco a parceria com a Polícia Civil Dic de Canoinhas t que tem nos apoiado e os resultados são positivos, violência domesticas temos alguns números e aumentando graças a mais denúncias. Conseguimos apreender drogas diversas, com isso diminuímos o tráfico, e aqui faço um apelo a comunidade em geral que nos ajude com denúncias sigilosas. Trânsito tivemos um acréscimo de autos expedidos (infrações/multas), esse número aumentou em prol das barreiras feitas pela equipe de operações na cidade e no interior, a fiscalização de trânsito é o foco porém as questões criminais estão sendo positivas, exemplo nesse último final de semana tivemos um cidadão que foi parado em barreira de rotina e que ele tinha mandado de prisão ativa por envolvimento a ações a caixas eletrônicos. Embriagues ao volante não chegamos ao ideal de fiscalização. Acidentes de trânsitos com vítimas reduzimos, o resumo que fazemos é que, quanto maior a fiscalização menor os acidentes.

tabela_1.jpg

Finalizou falando dos projetos como Rede de Segurança Escolar, Rede Catarina, Rede de Vizinhos, Proerd, Estudante Cidadão, Conselho Comunitário de Segurança e outros como aulas na transitolandia dentro da sede do batalhão. Encerrou sua fala pedindo o apoio dos vereadores e que eles sejam multiplicadores do bem, apoiando as ações, “pois a polícia é do bem atuando em prol das pessoas do bem”.

tabela_2.jpg

Vereadora Telma Bley abriu a participação dos vereadores, parabenizou os trabalhos realizados por todos os policias, pontuou alguns problemas no Conjunto Habitacional Nossa Senhora Aparecida e que em breve estarão visitando o comandante e expondo os problemas mais graves e as possíveis soluções em conjunto com mais instituições como a própria Caixa Econômica Federal.

Já o Vereador Paulo Glinski, lembrou das parcerias que essa Casa de Leis tem mantido por muitos anos, não é nossa obrigação, o 3º BPM jamais frustrou as expectativas do executivo, do legislativo e muito menos a população. “Não queríamos alguns números na nossa sociedade, mas faz parte, eu não educo meu filho em casa, mas quero que o professor eduque”, destacou o projeto transitolandia (pista de trânsito) que é realizado dentro do quartel com vários alunos.

Vereadores Gil Baiano e Wilmar Sudoski parabenizaram o comando e todos os policias de Canoinhas e região. Sudoski ainda falou da diminuição no efetivo policial, lembrou da criatividade dos maus intencionados que surpreende todos nós. Completou falando das câmeras de monitoramentos que contribui em na hora de alguns crimes, acidentes e outros, serão ampliadas em nosso município esse serviço. O comando informou que a visita realizada por policiais ao comércio tem como objetivo incentivar a instalação de equipamentos eficientes, quanto as câmeras de segurança em via pública, deveremos instalar em breve mais algumas, “estamos trabalhando em possíveis parcerias com a prefeitura e iniciativa privada para que esse número possa ser ampliado para vinte novas câmeras em Canoinhas, em Três Barras teremos vinte câmeras instaladas em breve”.

Presidente da Câmara Célio Galeski, pontuou que gostaríamos que fossem zero os índices de problemas/criminalidade em nossa cidade. Colocou a casa a disposição do comando e da instituição. Encerrou dizendo que: “pelos meus anos que estou aqui nessa Casa os projetos que o executivo encaminhou ou irão encaminhar serão analisados mais rápido possível e aprovados, pois de fato a Polícia Militar tem cumprido o seu papel em nosso município”.

acoes_preventivas.jpg

3BPM.jpg