Vereadores propõem ao município projeto que disponibilize absorventes higiênicos a mulheres e adolescentes de baixa renda

por Assessoria de Imprensa última modificação 22/06/2021 14h16

Vereadores abordaram nesta segunda um tema bastante relevante, estigmatizado por um tabu. A pobreza que leva adolescentes em idade escolar a faltarem às aulas por falta de absorventes quando estão no ciclo menstrual.

De autoria dos vereadores Tati, Juliana, Zenilda e Homer, mas assinado por toda a edilidade, os quais requerem que seja encaminhado ofício ao prefeito Gilberto dos Passos, e à Secretária Municipal de Saúde, Kátia Oliskowski Munhoz, solicitando informar se existe algum programa ou projeto que disponibilize absorventes higiênicos a mulheres e adolescentes de baixa renda, nas Unidades Básicas de Saúde e escolas da rede municipal de ensino.

Requerimento aprovado questionou o Município sobre a necessidade de se fornecer absorventes não somente nas escolas, mas em postos de saúde.

Vereadora Tatiane Carvalho, uma das autoras ao lado de Juliana Maciel, contou que ficou sabendo de casos de meninas que usam retalhos de roupas em substituto a absorventes. “Muitas meninas acabam deixando de ir à escola durante o período menstrual por constrangimento”.
Ela defende que o Município compre e disponibilize absorventes em escolas e postos de saúde, “não é papo de mulher, é de sociedade”, destacou Juliana.

Os demais vereadores parabenizaram os colegas edis pela abordagem desse assunto de suma importância e necessário para a nossa cidade. Agora a sugestão segue ao município para que seja implantado ou até modificado, mas que venha a atender aos pedidos e assim proporcionar mais qualidade de vida às mulheres e jovens canoinhenses.

Joselito Beluk – Assessor de Comunicação Câmara de Vereadores
Fone: (47) 3622-3396 / Whatsapp (47) 9-9986-6199