Vereadores prestam homenagem a João Hoppe pelo pioneirismo nos trabalhos da fumicultura em nossa região

por Assessoria de Imprensa última modificação 21/12/2021 17h39

João Hoppe iniciou sua fala agradecendo os vereadores, os familiares e alguns amigos presentes na plenária da sessão. Destacou que ele não fez nada sozinho sempre teve ajuda dos agricultores

Sessão de segunda-feira, 20, contou com a presença na Tribuna Livre do senhor João Hoppe que por muitos anos trabalhou com a fumicultura no planalto norte.

Fez uso da tribuna livre a vereadora Juliana Maciel autora da homenagem, que realizou leitura da história do homenageado, qual segue abaixo na íntegra:

“João Hoppe, nasceu no dia 08 de fevereiro de 1935, em Presidente Getúlio, SC. Filho de Guilherme e Carolina Hoppe, juntamente com outros 9 irmãos. Iniciou sua vida na agricultura aos 5 anos, ao ajudar seus pais na lavoura. Estudou do 1° ao 3° ano do primário, pois era o que tinha na época.

Quando iniciou os trabalhos junto aos seus pais, cultivava fumo de estufa amarelinho e fumo de galpão burley, cuidava de gado leiteiro, plantação de aipim, arroz e milho. Na época de safra, trabalhava na lavoura durante o dia e a noite, das 18h a 00:00, na fábrica de beneficiamento de aipim.

Em janeiro de 1954, iniciou o serviço militar como policial do exército, realizou o curso de cabo e foi promovido em julho do mesmo ano. Conta sobre os acontecimentos históricos que viu enquanto servia, como a movimentação do exército sobre a morte do então presidente Getúlio Vargas.  No final do mesmo ano, encerrou seus serviços no exército.

Em 30 de janeiro de 1956, foi admitido pela Cia de Cigarros Souza Cruz, na função de instrutor de serviços técnicos em fumo. A empresa realizou vários experimentos com o objetivo de melhorar a qualidade do fumo e auxiliar os produtores. Após sua admissão, trabalhou em várias cidades, como Timbó, Papanduva, Ibirama e em 1957 foi transferido para Canoinhas para dar continuidade à cultura do fumo de estufa e galpão Burley.

Iniciou então a cultura do fumo de estufa e amarelinho e fumo de galpão Burley no planalto norte Catarinense e no sul do Paraná. João Hoppe lembra do primeiro produtor de fumo de estufa amarelinho de Canoinhas, o Senhor Antônio Pazda, o qual, Hoppe, prestou assistência técnica representando a empresa Souza Cruz. Também auxiliou o senhor Ademar Mirbauer com a 1° estufa de cura e secagem de fumo de folha solta de Canoinhas.

Hoppe relata que realizou o 1° experimento com herbicida na cultura do fumo junto com o produtor Vigando Prust, além disso, através do seu conhecimento, desenhou a primeira estufa de fumo com dimensão de 5 x 7,5 com 6 estaleiros de altura e sistema de ar forçado, aumentando em 40% a qualidade e produtividade do fumo. O primeiro modelo foi financiado pelo produtor José Kun e depois a empresa Souza Cruz implementou como um novo modelo para ser financiado.

João Hoppe, além de prestar todo seu conhecimento sobre cultura do fumo, realizou várias outras atividades durante sua vida. Relata que foi Presidente da escola João Grosskopf, Presidente do Sonda Esporte Clube, fundador do partido político M.D.B em canoinhas, ajudou a fundar a Associação de Aposentados de Irineópolis e ajudou a fundar a Associação Nacional dos Aposentados Pensionistas e Idosos no Estado de São Paulo.

Por fim, relata o que mais gosta de fazer. Além de viajar, gosta de jogar bocha, truco e canastra e não poderia faltar a famosa pescaria”.

joao_hoppe.jpg

Joselito Beluk – Assessor de Comunicação Câmara de Vereadores