Vereadores Maurício Zimmermann e Osmar Oleskovicz, pedem explicações a CELESC quanto aos problemas de falta de energia no interior de Canoinhas

por Assessoria de Imprensa última modificação 23/04/2021 11h26

Vereador Maurício destacou a força da fumicultura na nossa região, a importância dos agricultores que fazem a diferença na nossa economia e sendo a força máxima em diversas localidades, agora vocês podem contar com um representante na câmara, contem comigo!

De autoria dos edil Maurício Zimmermann e apoio do vereador Osmar Oleskovicz, os quais durante a sessão da última terça-feira (20), solicitaram que seja encaminhado ofício ao engenheiro da CELESC Mafra, Leandro Gonçalves de Oliveira, solicitando informações sobre as quedas de energia ocorridas no interior do nosso município, ( no período de novembro de 2020 à março de 2021) especificamente com relação à eventuais perdas de produção/qualidade na secagem do fumo dos agricultores do nosso município:
a) Qual o número de atendimentos do período;
b) Quais os principais motivos das quedas de energia
c) Quantas foram as solicitações de indenizações por perdas;
d) Qual a metodologia utilizada para a reparação dos danos;
e) Quantos requerimentos já foram atendidos com o respectivo pagamento indenizatório;
f) Qual o prazo médio para a realização do pagamento das indenizações, contados da data do requerimento.

Justificou o pedido o vereador Maurício Zimmermann dizendo que tem sido grande os prejuízos que os nossos agricultores estão tendo com as quedas de energia. As famílias sofrem para plantar, para manter a qualidade, para cuidar, sofrem com as condições do clima que às vezes não ajuda e no final na secagem quando precisam da energia para secar acabam perdendo qualidade pela falta da luz, é inadmissível isso. “Precisamos saber se houve problemas nas condições climáticas as quedas de luz, foi problema/falha na rede de transmissão de energia, entendo que a força maior da nossa região que é o agricultor precisa de mais informações, vamos sim ajudar eles”, finalizou.

O Vereador professor Osmar colaborou lembrando que já foi plantador de fumo e sabe o quanto é sofrido/difícil o cultivo. Temos que buscar as melhorias para nossos agricultores. O Vereador Willian Godoy parabenizou o colega pelo empenho em prol dos agricultores que são impactantes na nossa região.

Finalizou os comentários a vereadora Silmara Gontarek dizendo que já trabalhou na lavoura de tabaco, e que é sofrido o plantio, a secagem e ainda quando falta luz vem os prejuízos, “não existe trabalho piro e horrível quem trabalha com tabaco, é uma falta de consideração mesmo”, concluiu.

Silmara.jpg

Joselito Beluk – Assessor de Comunicação Câmara de Vereadores