Vereadores Maurício e Osmar solicitam à Prefeita contratação de mais Agentes Comunitários de Saúde

por Assessoria de Imprensa última modificação 01/03/2023 11h48

Os edis Maurício Zimmermann e Professor Osmar, foram autores de requerimento durante a 6ª Sessão Ordinária que aconteceu na terça-feira, 28 e que será encaminhado através de ofício à Prefeita Municipal Juliana Maciel Hoppe e à Secretária Municipal de Saúde Francieli da Costa Colla, solicitando a contratação de Agentes Comunitários de Saúde para as localidades do interior do município.

A ideia dos vereadores é que seja ampliado os atendimentos de prevenção e promoção da saúde. Segundo o consta no documento, atualmente todos os bairros contam com Agentes Comunitários de Saúde e o interior fica descoberto. Para estes profissionais o Governo Federal repassa 100% dos recursos para a remuneração, então a princípio há viabilidade financeira e é importante dar uma atenção especial para as famílias do interior. Estes profissionais podem abrir as unidades de saúde, podem realizar visitas domiciliares, auxiliar nos agendamentos de consultas para os que mais necessitam, orientar sobre as vacinas e atender os pacientes mais perto de suas residências.

O vereador Maurício justificou falando da lei 6.500 de 7 de abril de 2020, onde cria cargos e empregos públicos do quadro pessoal do poder executivo, nela contém os agentes comunitários de saúde. “Não teremos gastos para o município, os valores vêm do Governo Federal em 100%, é só contratar e a população vai receber mais atenção e atendimentos diversos”, pontuou ele.

Vereador Gil Baiano, destacou a importância dessas contratações, lembrou que já tinha agentes que atendiam, citando a localidade de Paula Pereira. “As pessoas idosas recebendo esse atendimento em casa elas já se sentem melhor e com isso acreditamos que vamos diminuir as filas dessas pessoas na UPA/PA”, destacou.

Vereador André parabenizou pelo requerimento, falou do tempo resposta para os atendimentos que significa muito para o pré-hospitalar, quem sabe até criação de brigadas avançadas com treinamentos específicos para pessoas da comunidade.

O Vereador professor Osmar e Willian Godoy encerraram destacando que é uma ótima iniciativa.
Osmar falou que os agentes vão de casa em casa fazendo as visitas e auxiliando as famílias em pequenas situações e levando as mais graves para enfermeiras e médicos.

Godoy encerrou dizendo que não imaginava como a população gosta de receber em suas casas os Agentes Comunitários de Saúde, a confiança é grande e os resultados são excelentes, falou ele. "Temos que ter mais ideias, ações iguais às essas e praticá-las também, aguardamos a ampliação desse atendimento”, finalizou.

Joselito Beluk – Assessor de Comunicação Câmara de Vereadores
Fone: (47) 3622-3396 / Whatsapp (47) 9-9986-6199