Vereadores de Canoinhas demonstram descontentamento quanto ao fechamento da 26ª Gerência Regional de Saúde do Município

por Assessoria de Imprensa última modificação 18/11/2020 09h45

Durante a Sessão Ordinária da última terça-feira (3), os vereadores canoinhenses protocolaram requerimento (ofício) demonstrando o descontentamento quanto a falta de consideração com a população canoinhense e ao fechamento em definitivo da Gerência de Saúde local.

O requerimento traz o seguinte conteúdo: de autoria de toda edilidade, requerem que seja encaminhado ofício  ao Governador do Estado de Santa Catarina, Carlos Moisés da Silva, a Vice Governadora do Estado de Santa Catarina, Daniela Reinehr, ao Secretário de Estado da Saúde, Helton de Souza Zeferino, e ao Secretário de Estado da Casa Civil, Douglas Borba, manifestando profundo descontentamento por parte dos Cidadãos Canoinhenses, pela forma como se deu todo o processo de fechamento da 26ª Gerência Regional de Saúde do Município de Canoinhas, em definitivo no último dia 29 de novembro de 2019.

A 26ª GERSA foi criada em 1994 instalada em sede própria, possuía 18 funcionários efetivos, desempenhando uma série de serviços de saúde às Comunidades do Planalto Norte Catarinense, sendo uma referência positiva no Estado. Infelizmente teve o início de seu desmanche após uma série de decisões equivocadas, iniciadas no dia 22 de fevereiro de 2018. Servidores e autoridades políticas locais foram desrespeitados, a gerência fechou, abriu e agora sendo fechada em definitivo. Diversos documentos foram encaminhados, Ofícios, Moções de Apelo assinado por diversas entidades representativas locais, após inúmeras e incansáveis reuniões.

Houve diversas respostas de que a Gerência de Saúde não seria fechada, inclusive com o compromisso assumido pela Vice-Governadora do Estado de Santa Catarina, Senhora Daniela Reinehr. Entendemos que as Reformas Administrativas são necessárias, mas jamais concordaremos como a população de Canoinhas, Capital Catarinense de Doadores de Sangue por disposição legal, foi tratada neste triste episódio, que estará registrado nos anais da história local.

Informações para imprensa:
Joselito Beluk – Assessoria de Comunicação Câmara de Vereadores