Vereadores de Canoinhas apelam ao novo Governo para reativar perícias médicas do INSS

por Assessoria de Imprensa última modificação 18/11/2020 09h53
Vereadores de Canoinhas  apelam ao novo Governo para reativar perícias médicas do INSS

Agência INSS Canoinhas - Arquivo

Preocupados com os interesses da coletividade de segurados, os vereadores canoinhenses encaminharam nesta semana, ofício ao presidente da república, Jair Messias Bolsonaro. O documento solicita que sejam tomadas providências urgentes quanto a designação de médicos para realização de perícias nos casos de auxílio doença/ acidente e aposentadoria por invalidez, para a Agência do Instituto em Canoinhas.

Os vereadores justificam que já enviaram uma série de requerimentos aos órgãos responsáveis, não obtendo retorno do atendimento. A população que precisa de atendimento para realizar as perícias continua sofrendo dificuldades, além do desgaste físico e deslocamento que requer recursos financeiros.

Vereadora Norma Pereira (PSDB) exemplificou durante sessão desta terça-feira, 5, que um pedido de pensão por morte está demorando de seis a oito meses para ser analisado e um pedido de aposentadoria até um ano. “Eles ainda nos respondem por escrito que a demanda atual é muito elevada em relação à capacidade de análise de atendimento das unidades”, ou seja, “ o número de contribuintes aumenta e servidores não”, explicou.

Wilmar Sudoski (PSD) citou que diante de tantas dificuldades no INSS, a falta de médico perito é a pior de todas. “ Já realizamos tantos pedidos aos governos anteriores, e está na hora de voltarmos a insistir agora com o novo governo que assumiu, retornando o diálogo e pedidos já feitos muitas vezes, na esperança que sejam tomadas providências”.

Paulo Glinski (PSD) também se pronunciou sobre a questão dos problemas no INSS: “ acredito que muitos agentes políticos que assumiram este ano não têm noção da gravidade que a agência de Canoinhas está passando, então esses documentos devem ser encaminhados em seus gabinetes para que de fato, todos tomem conhecimento e o problema volte a ser discutido”.

Os vereadores também estão encaminhando o documento com os mesmos pedidos aos senadores da bancada catarinense e aos deputados federais, também da bancada catarinense. O presidente do INSS, Renato Vieira também irá receber o ofício.

Os documentos encaminhados solicitam o aperfeiçoamento do sistema de agendamentos de atendimentos pelo órgão previdenciário, e para que seja determinado estudos urgentes e tomem providências para descentralização do sistema e recebimento de agendamentos via telefone 135, criando estruturas regionais de conexão entre os segurados e o órgão previdenciário, de modo a aproximar o INSS dos segurados e uma melhor compreensão no contato verbal entre atendentes e solicitantes.

Vereadores também solicitam um atendente no balcão das agências locais, além de ampliação dos serviços pelo número 135 também pelo telefone celular.  Também que seja determinado ao atendente e atribuído a função de esclarecer ao assegurado qual a modalidade de benefício que lhe cabe ou que melhor corresponde às suas necessidades, promovendo também o agendamento respectivo e prestar demais orientações. E ainda, possibilitar o atendimento através da internet, proporcionando alternativas também ao público que tem no mecanismo virtual maior facilidade e comodidade para suas necessidades.

Informações para imprensa:

Sérgio Teixeira da Silva – Assessoria de Comunicação Câmara de Vereadores