Vereadores aprovam solicitação de autorização para empréstimo

por Assessoria de Imprensa última modificação 11/11/2021 11h31

Vereadores aprovam solicitação de autorização para empréstimo

O projeto de lei, de origem da prefeitura, prevê empréstimo de R$ 12 milhões para pavimentação e moradias populares

Em duas votações, foi aprovado durante a sessão de terça-feira, 09, projeto de lei que autoriza o município de Canoinhas a realização de empréstimo. O PL de n.º 115/2021 autoriza o poder executivo a contratar operação de crédito com o Banco do Brasil S.A., subiu para apreciação e votação em regime de urgência. Discutido e aprovado em sessão ordinária e extraordinária e aprovado pelos vereadores presentes.

Secretário da Administração Diogo Seidel esteve na Câmara de Vereadores momentos antes de iniciar a sessão e explicou os detalhes da contratação.
Justificou o prefeito Beto Passos, o PL dizendo que “a solicitação é de relevante importância para o bom desempenho das atividades do município e crescimento, bem como representa ação imprescindível à realização de investimentos em nossa municipalidade, contribuindo sobremaneira para a melhoria da qualidade de vida de nosso povo”.

Na mesma sessão os vereadores Tati, Juliana, Zenilda e Marcos, solicitaram através de ofício ao Prefeito e ao Secretário da Administração, informações sobre os empréstimos/financiamentos realizados pelo município de Canoinhas.
Juliana falou da sua preocupação de mais um endividamento, “sabemos da importância desse financiamento, principalmente da moradia, um valor extremamente importante”. Meu requerimento é de prevenção, o que pode ser bom hoje, mas no futuro podem se tornar problemas, “quero ter ciência dos impactos para o município”, destacou.

Vereador Osmar Oleskovicz, lembrou da capacidade de endividamento do Município. “Existem leis federais e do sistema financeiro que não deixam o Município se endividar além da capacidade dele para pagar.
“Assim como só vão emprestar dentro do meu limite (se ele buscar crédito pessoal)”, disse Oleskovicz,

Osmar ainda falou da visita que fez com o colega Willian Godoy  a Brasília e da qual voltou maravilhado com tantos projetos e programas do Governo Federal. “Aí se encaminha a documentação e nada acontece”.

Vereador Willian Godoy reforçou a fala do colega Oleskovicz. Agradeceu ao secretário Diogo pela atenção.  “O esforço do governo municipal, pois eles têm buscado outros recursos para não deixar os moradores na mão”.

Presidente em exercício da Câmara, Wilmar Sudoski, lembrou da visita do secretário Seidel por isso não houve discussão em plenário, pois todas as dúvidas já haviam sido esclarecidas em reunião.

Joselito Beluk – Assessor de Comunicação Câmara de Vereadores
Fone: (47) 3622-3396 / Whatsapp (47) 9-9986-6199