Vereadora Zenilda pede Moção de Apelo em prol da implantação do Novo Ensino Médio para o Sagrado Coração de Jesus

por Assessoria de Imprensa última modificação 19/10/2022 10h47

Durante a sessão desta terça-feira, 18 a vereadora Zenilda Lemos e com assinatura dos vereadores presentes na sessão requereu que seja encaminhado ofício ao Secretário de Estado de Educação, Victor Balthazar, e a Assessora de Articulação com os Municípios, Carin Daichman, apresentando MOÇÃO DE APELO, nos seguintes termos:

Considerando que a Escola de Ensino Fundamental SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS de Canoinhas tem importante representatividade na sociedade canoinhense; e que desde o início do ano letivo de 2022 a comunidade está se preparando para a implantação do Novo Ensino Médio; Segundo informações todas as etapas de criação do Projeto foram executadas conforme as legislações vigentes, sendo toda a documentação necessária foi entregue antes do fim do prazo solicitado pela Coordenaria Regional de Educação de Canoinhas, foi criado um processo dentro das regras da Secretaria de Estado da Educação para análise, onde nesse momento o referido processo encontra-se aguardando o parecer definitivo do POE (Programa de Ofertas Educacionais) que analisa tecnicamente a viabilidade para abertura de novos cursos.

O Processo aguarda parecer desde o dia 29 de agosto de 2022, a direção da escola extraoficialmente recebeu a informação que o pedido poderia ser negado, sob a justificativa de que há outras escolas com o mesmo curso dentro do raio onde localiza-se a escola. Com tudo isso a comunidade escolar aguarda uma resposta oficial e com a explicação técnica que possa justificar a suposta negativa da abertura do Novo Ensino Médio.

Hoje a Escola possui 173 alunos cursando o 9° ano do Ensino Fundamental, comprova-se que há demanda de alunos, durante esse processo foi consultado aos pais os quais cerca de 98% querem que a Escola ofereça o curso do Novo Ensino Médio, além de que também em consulta aos alunos matriculados no 9° ano, cerca de 80% deles, dizem querer permanecer nessa Unidade Escolar.

A vereadora Zenilda destacou em sua fala que há vários anos essa instituição tem os melhores índices do IDEB da Regional de Canoinhas, a comunidade acredita na seriedade e compromisso que a Secretaria de Estado da Educação tem em todas as ações da sua pasta, pois sabe-se que Santa Catarina tem excelentes políticas educacionais.
“A comunidade não desistirá do projeto, pois tem a certeza que é plenamente viável e não quer frustrar alunos, pais, mães, responsáveis e todos os educadores da Escola que aguardam ansiosos pela aprovação do Credenciamento do Novo Ensino Médio na Centenária e maior Escola de Canoinhas, encerrou ela.

Joselito Beluk – Assessor de Comunicação Câmara de Vereadores
Fone: (47) 3622-3396 / Whatsapp (47) 9-9986-6199