Vereador Wilmar Sudoski apresenta dados da produção predominante em Canoinhas e movimento econômico agrícola

por Assessoria de Imprensa última modificação 20/05/2021 09h29

Sudoski no mês de março já havia feito uma pré-apresentação dos números da nossa região, os dados foram apurados pelo vereador junto à Secretaria de Desenvolvimento Econômico

Durante a sessão na Câmara de Vereadores de Canoinhas na terça-feira, 18, o vereador Wilmar Sudoski fez uso da Tribuna Livre para apresentar os atuais números da economia de Canoinhas e cidades vizinhas. O fumo segue como principal atividade econômica na agricultura local, foi o que mostrou o relatório. A atividade movimentou R$104,6 milhões em 2020, valor superior aos R$92,5 mil movimentados em 2019. Suínos, soja, bovinos, milho, frango, leite in natura, madeira e erva-mate vêm na sequência segundo os dados compilados pelo vereador junto à Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

Sudoski destacou que somando todas as notas fiscais dos 6.785 produtores rurais cadastrados na pasta do Desenvolvimento Econômico, apenas 82 estão trabalhando com a nota fiscal eletrônica. “Precisamos aumentar esse número para conseguirmos mensurar com mais precisão o nosso movimento econômico”, frisou.

O vereador Marcos Homer lembrou que houve uma queda na produção de cereais. “Um dos motivos é que o valor agregado levou grandes produtores a estocarem a soja, por exemplo, nos silos, aguardando subir o preço dos cereais ainda mais. Como nosso ano fiscal terminou em março, foi quando os preços subiram exponencialmente”.

Para o vereador Mauricio Zimmermann os dados mostram a força do agronegócio em Canoinhas. “Em cima desses R$440 milhões gerados na nota fiscal do produtor, quanto mais foi gerado no valor agregado?”, questionou, destacando a necessidade de mais investimentos no setor. “Nossa vocação está provada em números”, afirmou.

"Hoje o senhor nos apresentou Canoinhas em números", colaborou na fala o vereador Willian Godoy, que elogiou o trabalho do setor de Bloco de Notas da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. “Com esses dados em mãos conseguimos planejar o futuro”.

Vereador Osmar lembrou que todos os vereadores têm “uma história de roça e sabem quantas dificuldades o setor agrícola enfrenta, mas o quanto essa situação melhorou”.

Para encerrar a apresentação/explanação, Sudoski frisou bem a necessidade de Canoinhas trabalhar cada vez com maior empenho na agregação de valor do que sai do Município como forma de incrementar o movimento econômico.

relatorio_movimentacao.jpg

relatorio_agregado.jpg