Vereador Willian Godoy sugere título de Cidadã Benemérita à canoinhense Ana Marisa Chudzinski Tavassi diretora do CDI do Butantan

por Assessoria de Imprensa última modificação 09/03/2021 16h53

Texto e foto: Carlos Eduardo Vipievski

Na sessão de segunda-feira, 08, o vereador Willian Godoy (PSD) utilizou a tribuna para apresentar um Projeto de Resolução que concede Título de Cidadã Benemérita à canoinhense Ana Marisa Chudzinski Tavassi, diretora do Centro de Desenvolvimento e Inovação (CDI) do Butantan, responsável pela equipe que está desenvolvendo um soro anticovid uma das mais promissoras esperanças no combate à pandemia. “Essa grande cientista é nascida aqui em Felipe Schmidt no interior de Canoinhas, é uma pessoa que está fazendo a diferença em nosso país, por isso estou sugerindo esse título, justamente hoje (08/03) que comemoramos o Dia Internacional das Mulheres”, comentou o vereador Willian.

Ana Marisa Chudzinski Tavassi é bioquímica, nasceu em Felipe Schmidt no interior de Canoinhas, e vem ganhando destaque em todo o mundo pelo estudo de um soro anticovid.  Formou-se em bioquímica em 1978 na cidade de Curitiba na Universidade Federal do Paraná (UFPR), em 1982 mudou-se para São Paulo onde fez mestrado e doutorado na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Fez também doutorado no Instituto Pasteur e Institut National de la Santé et de la Recherche Médicale (Inserm), em Paris, e pós-doutorado na Academia Nacional de Medicina de Buenos Aires. Além do cargo de diretora do laboratório de Bioquímica e Biofísica do Instituto Butantan, Ana é professora dos cursos de pós-graduação de Biologia Molecular da Unifesp, de Biotecnologia da Universidade de São Paulo (USP) e de Toxiconologia do Instituto Butantan.

“Eu sempre compactuei que esse título de cidadão benemérito seja para pessoas que realmente tenham contribuído com o nosso município de uma forma bem expressiva, ou então com a nossa nação. E com certeza a Doutora Ana Marisa contribuiu e está contribuindo com o nosso país”, comentou o vereador Willian Godoy. O vereador Wilmar Sudoski (PSD) ressaltou a importância do Título para uma profissional que está lutando para achar soluções para um problema mundial que é a Pandemia. O vereador Marcos Homer (PODEMOS) também parabenizou o vereador Willian pelo projeto e ressaltou a importância do título para a cientista.

Câmara de Vereadores de Canoinhas
Jornalista Carlos Eduardo Vipievski – MTb/SC 04017 JP