Vereador propõe Projeto de Lei sobre redução do uso de sacolas plásticas em Canoinhas

por Assessoria de Imprensa última modificação 18/11/2020 09h53
“Fim das sacolas nos supermercados e comércio em geral, impõe mudança de hábitos aos cidadãos”

Entrou para leitura e apresentação durante a Sessão de segunda-feira (8), projeto voltado as sacolas plásticas usadas por supermercados e comércio em geral em nosso município. O projeto "Dispõe sobre o Consumo Consciente e Redução do Uso de Sacolas Plásticas no Município de Canoinhas”, de autoria do Vereador Célio Galeski.

Galeski, em sua fala lembrou que ele somente achou interessante a ideia e adotou trazendo para a casa devida a sua importância, “a ideia é da Priscila Cristine Darmorus Soares, Analista de Negócios/Setor de Marketing da Rede dos Supermercados Bruda”, que fez uso da Tribuna, explicou detalhes da ideia para vereadores e comunidade presente na sessão. Presidente da casa mostrou uma sacola reaproveitável/retornável, destacando que os demais vereadores também foram presenteados pela chefe de gabinete Marli que teve mais essa iniciativa.

Priscila Cristine Darmorus Soares, destacou que essa ideia (projeto) surgiu no coração da rede Bruda. Apresentou na tribuna o projeto e a responsabilidade que a rede Bruda tem, como o Sacola Zero vem do no propósito, pensamos globalmente e no futuro. Objetivamos inspirar o uso consciente de sacolas plásticas, oferecendo alternativas para o cliente armazenar suas compras ao ponto de zero oferecimento de sacolinhas. “Hoje 50% do consumo já reduzimos na rede Bruda”, revelou.

Vereadora Camila Lima parabenizou o colega presidente da casa, dizendo que devemos começar nas escolas essa conscientização e depois com os adultos, consumo consciente. “Precisamos fazer algo, não podemos deixar para os outros fazerem algo com o meio ambiente, temos que ter essa iniciativa”, concluiu.

Já o vereador Coronel Mario, falou da satisfação dos vereadores quando a comunidade participa trazendo ideias, projetos. Elogiou a equipe que montou e trabalhou essa ideia, quando as iniciativas partem da comunidade é muito importante, “deveríamos todos assinar esse projeto” pontuou.

O parlamentar Paulo Glinsli, falou da iniciativa do projeto, a explanação, a conscientização da comunidade, lembrou de anos atrás que já se ouvia sobre essa ideia e não foi concretizada por manifestação popular e do comércio local, houve resistência da nossa comunidade. Hoje vejo a evolução ambiental que aconteceu, é possível uma evolução rápida em curto espaço de tempo.

Wilmar Sudoski, por fim lembrou que há uns quatro anos atrás começamos uma conversa sobre esse tema, quem sabe na época falhamos em não conscientizar todos os usuários. Contamos com a imprensa para essa conscientização, o meio ambiente agradece.

Informações para imprensa:
Joselito Beluk – Assessoria de Comunicação Câmara de Vereadores