Vereador Coronel Mário solicitou programa para fomentar o plantio da erva mate no município

por Assessoria de Imprensa última modificação 18/11/2020 09h45

Vereador Coronel Mário solicitou programa para fomentar o plantio da erva mate no município 

Durante a sessão de segunda feira (14), Coronel Mario solicitou que seja encaminhado ofício ao Secretário de Desenvolvimento Rural, Edson Kurolli, solicitando estudos necessários para edição de um Programa através de parcerias público privadas para fomentar o plantio, preservação e manejo da erva mate no município.

Justificou a preposição afirmando que a erva-mate foi uma das atividades econômicas extrativas mais importantes para Canoinhas e Região e atualmente os dados do IBGE de produção da matéria prima, estão muito abaixo dos demais Estados produtores, Paraná e Rio Grande do Sul. No seu entendimento é devido à falta de uma política pública efetiva e mais agressiva para estimular o plantio em nosso município. O município de São Mateus do Sul segundo dados do IBGE, produz mais erva mate que Santa Catarina e Rio Grande do Sul juntos, ( IBGE, 2018).

Já fomos a capital mundial da erva mate e só vamos recuperar este título se programarmos uma política que contemple o envolvimento de todos os segmentos interessados. É muito importante termos o selo de Indicação Geográfica, mas é muito mais importante para gerar emprego renda aumentarmos a produção, tendo como vetor principal o Poder Público para estimular este plantio. Vou editar um projeto de lei “Plantando Erva Mate para o Futuro”, a fim de novamente voltarmos a ser a Ouro Verde de outrora, frisou. 

Informações para imprensa:
Joselito Beluk – Assessoria de Comunicação Câmara de Vereadores
Fone: (47) 3622-3396 / Whatsapp (47) 9-9986-6199
E-mail: imprensa@canoinhas.sc.leg.br
Nosso site: http://www.canoinhas.sc.leg.br
Facebook: https://www.facebook.com/camaracanoinhas/
Instagram: @camaracanoinhas