Sudoski quer informações sobre a regulamentação das balsas no interior

por admin última modificação 08/03/2018 21h37
Requerimento de autoria do vereador busca saber se os itens e prazos estabelecidos pela Antaq estão sendo respeitados

Em abril expira o prazo para que o município de Canoinhas regulamente a exploração dos serviços de balsas em três localidades do interior. O período de seis meses ficou estabelecido em outubro do ano passado quando a Agência Nacional dos Transportes Aquaviários (Antaq) e a prefeitura firmaram Termo de Ajuste de Conduta (TAC).

Durante manifestação esta semana, na Câmara, vereador Wilmar Sudoski (PSD) demonstrou preocupação com a proximidade do fim do prazo. “Não podemos correr o risco de ter novamente os serviços paralisados”, falou.

No ano passado, técnicos da Antaq estiveram no município e suspenderam temporariamente as travessias das balsas situadas nos distritos de Paula Pereira e Felipe Schmidt e também na localidade de Taunay. “Esta interdição causou transtornos, principalmente, aos produtores rurais que utilizam as balsas para a locomoção de máquinas agrícolas, tratores e outros equipamentos ao sul do Paraná, onde realizam o plantio de diversas culturas”, ressaltou.

Requerimento assinado por Sudoski está sendo encaminhado ao prefeito Beto Faria (PMDB) e também ao diretor do Departamento de Trânsito de Canoinhas, Lorival Schipitoski. No documento, o vereador busca informações sobre a adequação do município às normas estabelecidas pela Antaq e se os prazos estão sendo respeitados.

Medidas

Para dar celeridade à regulamentação, vereadores canoinhenses aprovaram no mês de setembro do ano passado projeto de lei que autorizava o município a conceder a exploração dos serviços por uma empresa privada, conforme prevê determinação da Antaq.

Pelo projeto, a definição da empresa ocorreria por meio de concorrência pública. De acordo com o TAC, o lançamento do edital e o processo de escolha deveriam ser concluídos em até seis meses.

Fones: 47 3622 339647 3622 3396/ 8805 5134