Segurança, saúde e infraestrutura marcam lista de reivindicações na Sessão Itinerante

por elton — última modificação 08/03/2018 21h34
Mais de 60 pessoas acompanharam os trabalhos legislativos em Marcílio Dias

Mais de 60 pessoas se fizeram presentes

Investimentos em segurança pública, saúde e infraestrutura urbana marcaram a lista de reivindicações elencadas por líderes e pessoas que residem no distrito de Marcílio Dias durante Sessão Itinerante, realizada na noite de terça-feira (24), no pavilhão da Igreja São Bernardo. Mais de 60 moradores acompanharam os trabalhos legislativos e cobraram dos vereadores soluções para diversos pleitos. “Este, sem dúvida, foi o maior encontro realizado nos últimos anos aqui na comunidade. Queremos, a partir de agora, promover assembléias com maior freqüência e contar com uma participação maior dos moradores”, ressaltou o líder comunitário, José Gilberto Bonete.

Presidente do legislativo municipal, vereador Beto Passos (PT) explicou, ao público presente, passo a passo os trâmites dos trabalhos na Câmara Municipal. Na ocasião, ele comentou ainda sobre uma indicação feita por todos os vereadores que cobra, da Secretaria Municipal de Obras, o patrolamento e revestimento com pedra brita na Rua Bernardo Olsen. O trecho solicitado liga o bairro Alto da Tijuca ao distrito de Marcílio Dias. Ainda de acordo com o presidente, está é a terceira vez, desde o ano de 2009, que ele pede serviços nesta via e não encontra respostas da municipalidade. “Desde que assumi, como vereador, já apresentei 30 indicações para Marcílio Dias e, das quais, em três oportunidades, foram pleitos reivindicando melhorias no tráfego nesse trecho da Rua Bernardo Olsen”, explicou.

Pela segunda vez consecutiva, apenas os secretários de Saúde e do Desenvolvimento Rural, respectivamente Telma Regina Bley e Vanderley Dombrowski compareceram em uma sessão realizada fora da Câmara Municipal. O prefeito municipal Leoberto Weinert (PMDB), o vice Beto Faria (PMDB) e os demais secretários também foram convidados por meio de ofício encaminhado pelo legislativo, mas outra vez não se fizeram presentes. Durante suas falas, vereadores Alexey Sachweh (PPS), João Grein (PT), Paulo Glinski (DEM), Bene Carvalho (PMDB), Tarciso de Lima (PP), Célio Galeski (DEM) e Wilson Pereira (PMDB) elogiaram a participação efetiva da comunidade durante a sessão e destacaram a importância do engajamento popular nos acontecimentos em prol das comunidades em que vivem. Durante a noite foi realizada ainda uma sessão extraordinária, sem remuneração, para aprovar em segunda votação quatro projetos de lei que tramitavam pela Casa em regime de urgência. Um projeto foi aprovado em primeira votação e outro requerimento também foi apreciado.

O atleta Eneas Gonçalves (Gringo), que no último final de semana conquistou o título sul-americano de Vale Tudo de MMA, participou da sessão e destacou a importância do esporte, nas diversas modalidades, para a formação de cidadãos de bem. Gringo competiu com 16 atletas de países da América do Sul na disputa que aconteceu no Chile.

Líder cobra soluções em nome da comunidade

O presidente da Associação de Moradores de Marcílio Dias, Sandro Cavanhari, em nome da comunidade fez uso da tribuna livre e cobrou uma série de pleitos para o distrito. Ele iniciou pedindo a implantação de um posto avançado da Polícia Militar a fim de coibir o avanço dos furtos em residências. “Chega a ser assustador o número de furtos registrados”, afirmou. Solicitou ainda que a prefeitura destine maquinários para a execução de serviços em ruas sem pavimentação, construção de ciclovia em toda extensão da rodovia Vendelin Metzger, colocação de tubos para evitar que o esgoto corra a céu aberto e ainda ampliação do Centro de Educação Infantil da comunidade e a contratação de novos professores para atender toda a demanda de crianças que aguardam por uma vaga.

Cavanhari pediu ainda que a Secretaria de Saúde aumentasse o número de consultas oferecidas à comunidade. Em resposta, a secretária de Saúde, Telma Regina Bley afirmou que o atendimento médico, que antes era realizado três vezes na semana, passará em breve a acontecer diariamente e elevará também o número de consultas oferecidas às pessoas. Programas de prevenção contra o câncer de colo de útero e de próstata também serão desenvolvidos por equipes de saúde no distrito. Uma nutricionista também irá atuar no posto de saúde de Marcílio Dias para auxiliar na alimentação dos moradores.