Secretário e realeza apresentam programação e convidam vereadores para a 20ª Fesmate

por admin última modificação 08/03/2018 21h33
Edmilson Verka diz que evento é voltado à família canoinhense; Rainha fala que erva-mate ainda é o cartão de visitas do município

Na noite de segunda-feira, 24, secretário de Desenvolvimento Econômico, Edmilson Verka, ocupou a tribuna da Câmara para falar da programação e convidar os vereadores para a 20ª edição da Festa Estadual da Erva-Mate (Fesmate).

A festa acontece entre os dias 11 e 13 de setembro no Parque de Exposições Ouro Verde, sendo parte das comemorações dos 104 anos de emancipação político-administrativa de Canoinhas, que ocorre em 12 de setembro.

De acordo com o secretário, a Fesmate tem o objetivo de levar diversão e lazer a todas as famílias canoinhenses. A prefeitura optou por não cobrar ingresso em nenhum dia do evento.

Entre as suas atrações estão os shows musicais com artistas do Planalto Norte e de outras regiões do país, mateadas culturais, exposição das potencialidades econômicas do município, gastronomia típica, rodeio crioulo e velocross.

Rainha desta edição, Veridiana Tabalipa disse que o evento destaca as tradições da cultura do chimarrão, presente nas rodas de chimarrão entre amigos e nos lares canoinhenses. “A erva-mate que lastreou o nossa passado social, político e econômico, ainda é o nosso cartão de visitas”, frisou.

Além dela, o secretário estava acompanhado da primeira e segunda princesas, respectivamente, Tânia Dreher e Ana Cláudia Novack.

Na mesma noite, vereadores votaram e aprovaram em primeiro turno projeto de lei que autoriza a prefeitura a utilizar recursos próprios de R$ 142 mil na realização da festa. A verba é proveniente de superávit financeiro registrado no exercício anterior.

O restante das despesas deve ser custeado com a comercialização de espaços no parque e patrocínios da iniciativa privada e órgãos governamentais.