Representantes da Cooperativa de Leite do Planalto Norte falam aos Vereadores

por Assessoria de Imprensa última modificação 15/07/2022 15h44

Representantes da Cooperativa de Leite do Planalto Norte falam aos Vereadores

Vereadores Fabiano Freitas e Wilmar Sudoski convidaram representantes da Cooperleite presentes na sessão

Fizeram uso da Tribuna Livre durante a 41ª Sessão Ordinária na última terça-feira, 12, representantes do Conselho de Administração da Cooperativa de Leite do Planalto Norte (Cooperleite) - Waldemiro Sudoski, e o presidente da cooperativa, Adair Padilha. Eles apresentaram a atual situação da cooperativa, e aproveitaram para pleitear a doação de um terreno por parte do Município de Canoinhas para edificar uma unidade de armazenamento e resfriamento de leite.
A ideia deles, é que o projeto se torne uma agroindústria. Para isto, o vereador Wilmar Sudoski articulou uma reunião junto ao prefeito em exercício Willian Godoy. O prefeito poderá agilizar o pleito que há mais de dois anos é ouvido falar sobre o projeto corajoso construído por muitas mãos.

Waldemiro iniciou sua fala relembrando um pouco da trajetória para a instalação da Cooperleite e a realização desse grande sonho. A Cooperleite nasceu em 2014 com o programa Planorte Leite construído por muitas instituições, muitas mãos, coordenado pela Amplanorte com total apoio da Epagri na parte técnica, que visa a reestruturação da cadeia produtiva do leite no planalto norte catarinense.

O leite, segundo Waldermiro, tem alta produtividade, bons resultados já e traz renda e bem-estar a diversas famílias, com renda mensal, movimentando o comércio local. “Até hoje estamos trabalhando com os itens que previa na cartilha, sistema de produção de leite, pastagens, melhoria da qualidade do leite, tecnologias para melhorar a essência e a produtividades nas propriedades, máquinas/equipamentos novos modernas, cito duas, máquina para mudas e aquecimento de água para higienização dos equipamentos, recursos públicos e outras ações que vemos hoje que acertamos. A construção de uma agroindústria de processamento de leite, esse é o sonho a ser realizado, o futuro nos espera para isso”, destacou.

Adair Padilha (Preto), presidente da Cooperativa de Leite do Planalto Norte (Cooperleite), iniciou agradecendo aos demais integrantes presentes na sessão. Destacou que a cooperativa é de todos, não é de um ou de outro. Apresentou números, dados e resultados. “Nós ficamos à espera de um iluminado, algo que viesse para a nossa, região, mas com muitas mãos estamos vendo os resultados acontecerem”, falou.

Foram definidos alguns objetivos como resgatar o espírito cooperativo e associativo nas famílias, incentivar os jovens a permanecer no campo, atuação Canoinhas, Bela Vista do Toldo, Irineópolis, Três Barras, Major Vieira, Monte Castelo, Itaiópolis, Papanduva, Mafra e Rio Negrinho e talvez também o Sul do Paraná. “Hoje já disponibilizamos coleta e comercialização do leite in natura com quatro linhas de coleta, atendemos 203 famílias associadas, mas queremos avançar mais para chegarmos a mais ou menos umas 600 famílias. Pautamos alguns objetivos que são: produção de 1 milhão de litros/mês, leite de alta qualidade, propriedade certificadas, posto de resfriamento de leite, complexo de secagem e armazenamento de milho, fábrica de ração, capacitação técnica para os associados e outros”. Finalizou agradecendo pelo espaço para divulgar o trabalho da cooperativa, “nós nos orgulhamos muito do que estamos fazendo e de ter algo nosso, algo feito por gente nossa, por pessoas nossas, que é feito por nós para nós”.

cooperleite.jpg

Joselito Beluk – Assessor de Comunicação Câmara de Vereadores