Representante do Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar participou da Sessão na Câmara

por Assessoria de Imprensa última modificação 25/02/2022 10h10

Na Sessão Ordinária da última terça-feira, 22, o ex-vereador, hoje representante do Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar SINTRAF, João Grein participou da sessão faz uso Tribuna Livre para relatar um pouco mais os problemas com a falta de chuvas e as perdas nas lavouras em nossa cidade e região.

Grein falou sobre duas emendas parlamentares que deverão estar vindo para algumas melhorias no Mercado Público Municipal (feira livre municipal), e equipamento plaina hidráulica para agricultores para pequenos reparos nas estradas pequenas. Encerrou que uma terceira emenda estamos tentando, quem sabe anunciamos para frente. Solicitou através da vereadora Zenilda uma Moção de Apelo pedindo ajudas com as perdas pela seca, segundo Grein vivemos a seca por mais de 4 anos em nossa cidade.

Dois requerimentos foram aprovados e serão encaminhados, com objetivo de buscar ajuda aos agricultores. O primeiro requerimento foi assinado pelos vereadores Tati Carvalho, Juliana Maciel, Zenilda Lemos e Marcos Homer. Já o outro assinado por todos os vereadores. Os ofícios serão encaminhados ao Governador do Estado de Santa Catarina, Carlos Moisés da Silva, e ao Secretário de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Altair Silva, e ao Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, a Ministra da Agricultura, Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, ao Presidente do Senado Federal, Senador Rodrigo Pacheco, Presidente da Câmara dos Deputados, Deputado Federal Arthur Lira, Coordenadora do Fórum Parlamentar Catarinense, Deputada Federal Ângela Amin, apresentando MOÇÃO DE APELO, nos seguintes termos:

Considerado, que nos últimos 2 anos, segundo dados dos institutos de pesquisa meteorológica, choveu 900 mm a menos no Estado, esse fator tem se agravado desde setembro de 2021. Já existem perdas estimadas somente em Santa Catarina de R$ 5 bilhões com quebras de safras, diminuição da produção leiteira e outros problemas que se agravam com o passar dos dias.

As informações trazem que o Governo do Estado de SC anunciou apoio na ordem de R$ 150 milhões para o Programa SC Mais Solo e Água, que promete destinar aos produtores rurais, subsidiando a instalação de cisternas, poços artesianos, entre outras medidas; porém, na prática, temos constatado que esse volume de recurso é insuficiente para a solução dos nossos problemas, que são emergências e carecem de mais agilidade, mais programas e mais recursos. Apelamos às Vossas Excelências, que viabilizem de forma emergencial mais recursos para além dos R$150 milhões sinalizados em janeiro; boa parte deles, já esgotados. Solicitamos, dessa forma, ao Governo do Estado para disponibilizar um programa emergencial que possa subsidiar ou até mesmo doar sementes de pastagens, compra de alimentação para os animais (Volumoso e Ração), anistia das dívidas anteriores e ampliação do programa Terra Boa (Troca-Troca) e outros programas para contribuir no processo de mitigação dos prejuízos causados pelo longo período de estiagem, que tem afetado severamente todos os nossos agricultores e agricultoras.

Joselito Beluk – Assessor de Comunicação Câmara de Vereadores
Fone: (47) 3622-3396 / Whatsapp (47) 9-9986-6199