Representante da ADOSAREC fala dos 30 anos da entidade na Tribuna da Câmara de Vereadores de Canoinhas

por Assessoria de Imprensa última modificação 01/12/2021 10h28

Representante da ADOSAREC fala dos 30 anos da entidade na Tribuna da Câmara de Vereadores de Canoinhas

“Coringa do sangue”, apelido do saudoso Orestes Golanovski

Doadores de Sangue participam da 70ª Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Canoinhas realizada na terça-feira, 29. Silmar Golanovski representou a diretoria e todos da Adosarec, na sessão de segunda-feira, 29, a qual foi em comemoração aos 30 anos de trabalhos realizados em Santa Catarina, no Paraná e em outros estados. “Muitas das doações são em prol de pessoas desconhecidas, pessoas que nunca iremos saber para quem foi a doação”, pontuou Silmar em sua fala.
Ele ainda lembrou da história da entidade, dos tempos do seu pai saudoso Orestes Golanovski que deu sua vida em prol da doação de sangue.

“A primeira entidade do Brasil, em 25 de novembro de 1991 foi criada, Dia Universal dos Doadores de Sangue, está data escolhida pela organização mundial de saúde, pois 30 dias após essa data é o Natal e final de ano e as demandas eram maiores, e aproveitamos para formalizar a entidade que ser for deve dar mais uns trintas anos de história ou seja quase sessenta anos”, falou Silmar.

Em sua fala Silmar relembrou e desabafou porque foi fechado o Hemosc e a esperança de uma reabertura pois temos o mais importante que são os inúmeros doadores de sangue. “Fomos informados que teria uma meta de captação de sangue no dia em que fecharam a unidade coletora aqui”, desabafou ele.

Vereadores parabenizaram a entidade e se colocaram à disposição para buscar verbas nas esferas estaduais e federais. Presidente da câmara de vereadores Gil Baiano encerrou as falas comemorativas aos 30 anos da entidade dizendo que viajou muitas vezes para doar sangue em Curitiba e todos iam com alegria. Lembrou do guerreiro Orestes Golanovski que fez as doações com muito amor e dedicação, “o que ele fez e deixou aqui nunca será esquecido, e é na dificuldade que a gente deve vence, forças a você e a todos que fazem parte da Adosarec”, finalizou.

adosarec_1.jpg
Joselito Beluk – Assessor de Comunicação Câmara de Vereadores