Realizada a 15ª Sessão Ordinária na Câmara de Vereadores de Canoinhas

por Assessoria de Imprensa última modificação 06/04/2022 10h28

Realizada a 15ª Sessão Ordinária na Câmara de Vereadores de Canoinhas

Terça-feira, 05, na Câmara de Canoinhas aconteceu mais uma sessão com a Casa lotada. Os canoinhenses presentes aguardavam o início dos trabalhos que se deram pelo Presidente em Exercício Gil Baiano.

O primeiro secretário vereador professor Osmar fez a leitura do expediente da noite, sendo ofícios, requerimentos e respostas de ofícios que chegaram à Casa.
Osmar ainda fez a leitura de ofício encaminhado à câmara de vereadores através de e-mail no final da tarde da terça-feira, que trazia como assunto a renúncia de cargo do Prefeito Gilberto dos Passos, leia se a nota:

“Através de e-mail encaminhado na data de terça-feira, 05/04/2022, na parte da tarde, a Câmara de Vereadores de Canoinhas foi informada, pelos advogados Wilson Knoner Campos e Marlon Charles Bertol, representantes legais do prefeito Gilberto dos Passos, que este apresentou sua renúncia ao cargo de Prefeito Municipal. Em anexo ao e-mail, foi apresentada a renúncia, assinada pelo mesmo. O documento foi lido no expediente da sessão de ontem, 05/04/2022, tendo a Câmara Municipal na quarta-feira, 06, enviado e-mail, solicitando ao procurador do Prefeito Municipal, encaminhamento dos documentos originais para análise”.

Presidente em exercício, Gil Baiano deu sequência aos trabalhos fazendo leitura conforme o decreto-lei Nº 201 de fevereiro de 1967, que dispõe sobre a responsabilidade dos prefeitos e vereadores e dá outras providências. Solicitou ao segundo secretário, Maurício Zimmermann, que fizesse a leitura da denúncia e requerimento de cassação do prefeito e vice-prefeito.

Após a leitura o presidente suspendeu a sessão por cinco minutos para dar início a eleição do presidente e do relator da comissão especial do impeachment do prefeito e vice-prefeito, sendo assim composta como Presidente a vereadora Silmara Gontarek, relator o vereador Marcos Homer e membro o vereador Mauricio Zimmermann.

Ainda durante a sessão os vereadores Tati Carvalho, Juliana Maciel, Zenilda Lemos e Marcos Homer, foram autores de requerimento e que será encaminhado ofício ao Presidente da Câmara de Vereadores em exercício, Gilmar Martins de Souza, solicitando que nos termos do art. 92, §4, I do Regimento Interno da Câmara de Vereadores de Canoinhas e nos moldes do art. 26, XVII da Lei Orgânica Municipal que seja concedido Título de Cidadão Honorário ao Promotor Renato Maia de Faria, pelos relevantes serviços prestados ao Município, no âmbito do município de Canoinhas, o Promotor Renato Maia de Faria desencadeou as operações Et Pater Filium, Conta Zerada, Barbacuá (importante operação contra o tráfico de drogas,  criminalidade e organizações criminosas), além de diversas outras operações relativas à Justiça Eleitoral. Ainda, esteve à frente das operações Resposta Certa, X da Questão, Macho Alfa e Patrola. Em 8 anos de atuação como Promotor de Justiça em Santa Catarina prendeu 6 prefeitos no exercício do cargo, além de diversos outros agentes públicos, ex-agentes políticos, empresários, membros de organizações criminosas, entre outros feitos na qualidade de Promotor de Justiça. Requerimento aprovado por toda a edilidade presente.

--

Joselito Beluk – Assessor de Comunicação Câmara de Vereadores
Fone: (47) 3622-3396 / Whatsapp (47) 9-9986-6199
E-mail: imprensa@canoinhas.sc.leg.br
Site: http://www.canoinhas.sc.leg.br
Facebook: https://www.facebook.com/camaracanoinhas/
Instagram: @camaracanoinhas