Reabertura do Hemosc e homenagem a Orestes Golanóvski é solicitado em requerimento

por Assessoria de Imprensa última modificação 18/11/2020 09h40

Na sessão de segunda-feira, 08, o vereador Coronel Mário apresentou dois requerimentos, que após discussões em plenário, foi assinado por todos os vereadores. O primeiro requerimento trata sobre a instalação de uma Agência Transfusional de Sangue em Canoinhas, já o segundo solicita estudos para a instalação de um busto de bronze em homenagem ao maior doador de Sangue do Mundo, Orestes Golanóvski.

O vereador Coronel Mário lembrou que Canoinhas está acima dos índices da Organização Mundial da Saúde, quando se fala em doação de sangue. “Já aconteceram promessas para a reabertura do nosso hemosc, e há alguns assuntos que não podem cair no esquecimento, essa discussão tem que ser retomada. É um absurdo que nós não tenhamos uma agência transfusional no município”, afirmou o vereador.

O primeiro requerimento é direcionado ao governador do Estado de Santa Catarina, Carlos Moisés da Silva, ao presidente da Assembleia Legislativa do Estado, Júlio Garcia, e ao secretário de Estado da Saúde, André Mota Ribeiro, reiterando a solicitação para que sejam retomados os estudos técnicos necessários para que o município de Canoinhas receba uma Agência Transfusional de Sangue. No texto é lembrado que o município é considerado Capital Catarinense dos Doadores de Sangue, conforme Lei Estadual nº 11833, de 10 de julho de 2001.

A vereadora Norma Pereira, que presidiu a sessão de segunda-feira, comentou que junto ao requerimento poderia ser incluído documentos enviados em 2017 e 2018 que já solicitavam a instalação de um Hemosc no município. O segundo requerimento é direcionado ao prefeito Beto Passos e ao secretário de Planejamento, João Linzmeier, solicitando que se proceda estudos para que se instale um busto de bronze em homenagem ao maior doador de Sangue do Mundo, Orestes Golanóvski, que também foi fundador da Adosarec.

“Temos que deixar registrado toda a história do seu Orestes, esse senhor chegou a doar sangue duas vezes no mesmo dia, (conforme o Hemosc o intervalo entre uma doação e outra é de: mulheres 90 dias; homens 60 dias). Em outra situação, seu Orestes doou sangue dentro de um picadeiro de um circo que estava em Canoinhas, para demonstrar e incentivar as pessoas a doarem sangue. Nós temos que cultuar nossos heróis”, comentou o vereador Coronel Mário.