Promotor Renato Maia de Faria agora é Cidadão Honorário de Canoinhas

por Assessoria de Imprensa última modificação 06/05/2022 15h34

Promotor Renato Maia de Faria agora é Cidadão Honorário de Canoinhas

Os dez vereadores de Canoinhas aprovaram em duas sessões o Projeto de Resolução 01/2022, que concede o título de Cidadão Honorário de Canoinhas a Renato Maia de Faria. A homenagem teve origem no próprio legislativo e foi proposta pelos vereadores Juliana Maciel, Marcos Homer, Zenilda Lemos e Tatiane Carvalho. Faria é um dos responsáveis pelo desencadeamento da Operação Et Pater Filium, que resultou nas prisões de autoridades políticas na região.

“Destacada trajetória profissional no combate à corrupção como Promotor de Justiça do Ministério Público de Santa Catarina”, esse é o texto que sugeriu à honraria destacado em sua biografia e currículo. O Projeto ainda destaca que no âmbito do município de Canoinhas, o desencadeou as operações Et Pater Filium, Conta Zerada, Barbacuá (importante operação contra o tráfico de drogas, criminalidade e organizações criminosas), além de diversas outras operações relativas à Justiça Eleitoral.

Os edis citam ainda que Faria esteve à frente das operações Resposta Certa, X da Questão, Macho Alfa e Patrola e que em 8 anos de atuação como Promotor de Justiça em Santa Catarina prendeu 6 prefeitos no exercício do cargo, além de diversos outros agentes públicos, ex-agentes políticos, empresários, membros de organizações criminosas, entre outros.

Na quinta-feira, 05 de maio, aconteceu Sessão Solene para entrega da homenagem, sessão essa presidida pelo vereador presidente Gil Baiano.
A vereadora Tatiane Cristina Carvalho ao fazer uso da palavra falou que honra em poder usar a Tribuna hoje para agradecer este homem justo, íntegro e humano! Que trabalhou arduamente pelo Povo de Canoinhas e região! Que humildemente, em seu discurso de hoje, agradeceu toda a sua equipe e todas as instituições que auxiliaram na operação contra a corrupção! Que trouxe esperança para todos que sonham com o trabalho voltado para as pessoas, com seriedade, com honestidade!

“Eu poderia falar muito mais, mas não conseguiria expressar toda a gratidão que tenho por todos que trabalharam arduamente e corajosamente por todos os cidadãos Canoinhense! Parabéns Doutor Renato Maia de Faria por tornar-se um cidadão Canoinhense merecidamente ``, pontuou.

Prefeito em exercício Willian Godoy falou da maneira tranquila e apoio que estamos recebendo. “Agradecer em nome de todos os canoinhenses pelo que o senhor fez como promotor”, pontuou.

Renato Maia de Faria em seu discurso lembrou um pouco da sua história, como chegou a ser promotor.  Ele foi objetivo em suas palavras, lembrou que não é de escrever discursos, mas diante da homenagem poderia se emocionar por isso escreveu algumas linhas. Falou em condenar a corrupção e enaltecer o trabalho dele frente à operação Et Pater Filium, que levou mais de 20 pessoas à prisão envolvidas em casos de corrupção nos municípios de Canoinhas, Bela Vista do Toldo e Três Barras. “Canoinhas e região, por vários anos, sofreu nas mãos de poucos. Por mais que não queira, mas não posso trazer detalhes descobertos na operação Et Pater Filium. O absurdo do absurdo”, finalizou.

IMG-20220506-WA0068.jpg

IMG-20220506-WA0069.jpg