Projeto sugere a adaptação de sistemas para os deficientes visuais

por admin última modificação 08/03/2018 21h30
Vereador Paulo Glinski quer o acesso facilitado dos cidadãos especiais aos meios de telecomunicação e de informática da administração municipal

No que depender da iniciativa do presidente da Câmara, vereador Paulo Glinski (PSD), os deficientes visuais terão acesso facilitado aos meios de telecomunicação e de informática em qualquer uma das repartições públicas municipais. Projeto de lei de sua autoria, que sugere a adaptação dos sistemas aos cidadãos especiais, está tramitando pela Casa. “É uma forma do poder público municipal inserir estas pessoas na sociedade. Proporcionar facilidades para que elas também possam utilizar telefones e até computadores como qualquer outra pessoa”, defendeu.

Os vereadores foram unânimes na primeira votação realizada na sessão ordinária de segunda-feira (04). A matéria deverá ser apreciada de forma definitiva após o interstício de suas sessões. “Existe uma série de programas e dispositivos, tanto para computadores quanto para os sistemas de telecomunicação, que facilitam a vida destas pessoas e com custo bem acessível. Nada mais justo que o poder público se adequar as novas tecnologias e atender a todos de maneira igualitária”, ressaltou.

O vereador também é autor do projeto de lei que institui a “Semana de Prevenção ao Câncer Ginecológico” com início previsto na última semana do mês de setembro. Segundo Glinski, a intenção é proporcionar o engajamento das equipes de saúde pública, órgãos e entidades que atuam na área em trabalhos de divulgação e campanhas de conscientização e alertas à população.

Seminários e jornadas de estudos para atualização dos profissionais que atuam na área também fazem parte do projeto. “É importante ressaltar que o foco principal é a atenção primária a prevenção e detecção precoce da doença para que, posteriormente, possa se garantir o encaminhamento das pessoas ao atendimento”, completou.

A matéria foi aprovada de forma unânime e, em primeira votação, na noite de terça-feira (05). Ela deve retornar a pauta após o interstício de duas sessões.

Câmara Municipal de Vereadores de Canoinhas
Jornalista Rodrigo Melo – MTb/SC 01467 JP