Projeto social pretende preparar jovens para o mercado de trabalho

por admin última modificação 08/03/2018 21h30
Programa semelhante já existe em Blumenau; Canoinhenses apresentaram o “Puzzle” aos vereadores
Dar incentivo e fornecer conhecimento profissionalizante, administrativo e lógico para que os jovens tenham preparo suficiente para se encaixar no mercado de trabalho é um dos objetivos do projeto “Puzzle”, apresentado aos vereadores na sessão ordinária de terça-feira (19).
A explanação foi feita na tribuna livre pelos canoinhenses Rodrigo Carvalho e Marlon Mayer que enfatizaram o cunho social do projeto. “É um programa que vai trabalhar com os jovens desde a infância, divido em etapas e que vai auxiliá-los, inclusive, a administrar futuramente o próprio empreendimento”, frisou Mayer. Além dele e de Carvalho, outros jovens residentes no município também estão a frente do projeto.
O “Puzzle”, segundo Mayer, está baseado no “Entra 21”, iniciativa bem sucedida na cidade de Blumenau. “Lá existe este programa que é semelhante, que foi abraçado pelo poder público e pela comunidade e que apresenta resultados muito bons”, completou o estudante universitário.
Já Rodrigo Carvalho lembrou que o diferencial do “Puzzle” é o trabalho gradativo, com o objetivo de formar uma geração de jovens preparados. “Queremos capacitar esses jovens e transformá-los em empresários preparados, capazes de atuar também nas áreas tecnológicas”, afirmou.

Síntese

O “Puzzle” pretende trabalhar com jovens de sete a 15 anos de classes sociais mais necessitadas. Será divido em três etapas utilizando didáticas diferentes de acordo com a idade dos alunos.
Na primeira etapa, com crianças de sete a nove anos, serão aplicados os conhecimentos de jogos de tabuleiro modernos e tradicionais, métodos didáticos específicos e incentivos a leitura como, por exemplo, a de revistas em quadrinhos. É, nesta fase, que o projeto visa ampliar os conhecimentos matemáticos e desenvolver o raciocínio lógico, de conhecimento administrativo básico e de autocontrole.
Na segunda etapa, com jovens de dez a 12 anos, inicia o ensino da matemática financeira e inglês técnico. A intenção é aplicar aos alunos ensinamentos sobre Linux, Windows, informática básica e ainda incentivo a leitura e aos jogos de estratégia, com destaque a lógica de programa com as linguagens Portugol, VisuAlg, Python e aulas práticas de robótica.
Na terceira e última fase, com jovens de 13 a 15 anos, a ênfase será dada ao ensino profissionalizante com técnicas de Administração e das linguagens Java e C# como disciplinas base. Cursos de aprendizagem serão buscados por meio de parcerias junto as escolas técnicas e de ensino superior.
Junto ao poder público municipal, o projeto pretende fechar parceria para poder utilizar a estrutura das escolas municipais e outros locais onde já funcionam programas sociais.
Em breve, os idealizadores pretendem criar uma ONG, sem fins lucrativos, para poder desenvolver o projeto. Para desempenhar as atividades serão necessárias verbas da iniciativa privada, doadores particulares e poder público municipal.

Palavra dos vereadores

Vereadora Cris Arrabar (PT) parabenizou a iniciativa e se colocou à disposição dos idealizadores do projeto. “Por ter trabalhado em uma entidade (Apoca) e auxiliar outros projetos sociais, sei quanto é difícil conseguir apoios e manter os programas em atividade. Quero colaborar naquilo que for possível”, ressaltou.
Paulo Glinski (PSD) colocou seu escritório de advocacia a serviço do grupo e disse que irá colaborar para que a futura ONG consiga retirar os atestados de utilidade pública. “Após a criação do CNPJ, poderá ser feito um projeto de lei que poderá tornar a ONG de utilidade pública municipal e, posteriormente, até estadual a fim de receber subvenções”, falou.
Presidente da Casa, vereador Renato Pike (PR), informou que a estrutura da Casa está à disposição do grupo e prometeu ajudar nesta primeira etapa de criação. “Somos parceiros e também coloco o escritório de contabilidade da minha empresa para auxiliá-los neste início do processo”, disse.