Projeto que prevê manutenção das dez vagas na Câmara será votado hoje

por admin última modificação 08/03/2018 21h29
Reunião entre vereadores definiu a colocação da matéria na pauta de votação desta segunda-feira (22)

Entrará em segunda votação, na noite desta segunda-feira (22), o projeto de emenda a Lei Orgânica n. 001/2011, de autoria do vereador Alexey Sachweh (PPS), que fixa em dez o número de vagas para a próxima legislatura na Câmara Municipal de Canoinhas. Na primeira votação, realizada no dia 1º de agosto, a matéria foi aprovada por unanimidade. A Lei Orgânica do município prevê 15 vagas para vereador.

Reunião, no início desta manhã, definiu pela votação definitiva da matéria com objetivo de colocar um ponto final aos boatos vinculados na imprensa no último final de semana. “Nenhum vereador disse que se licenciaria das suas funções para que seu suplente participasse da votação. Nesta Casa de Leis existem homens sérios, com palavra e que legislam pela maioria e não por interesses próprios. Todos os vereadores repudiaram essa informação mentirosa”, frisou o presidente da Câmara, vereador Beto Passos (PT).

Além do presidente, estiveram presentes na reunião os vereadores Paulo Glinski (DEM), Wilson Pereira (PMDB), Célio Galeski (DEM), Alexey Sachweh (PPS), João Grein (PT) e Bene Carvalho (PMDB). Os vereadores Gilmar Martins, o Gil Baiano (PSDB) e Miguel Gontarek (PP) não participaram do encontro, mas justificaram suas ausências. Apenas Tarciso de Lima (PP) não informou o motivo de sua ausência.

Entidades ligadas à Associação Comercial e Industrial de Canoinhas (ACIC) e os suplentes de vereador que integram o grupo que pleiteia as 15 vagas no legislativo municipal já foram comunicados da votação. “Ouvimos as duas partes. Tanto aqueles que são favoráveis pela manutenção das 10 vagas, quanto àqueles que querem a volta das 15 cadeiras. Prometemos dar publicidade ao dia da votação e estamos fazendo para que toda sociedade civil e organizada possa participar efetivamente”, explicou o presidente Beto Passos que finalizou dizendo que “minha vontade, assim como a dos demais vereadores, é que o plenário da Câmara esteja lotado na noite de hoje”.