Projeto de abertura do Calçadão é apresentado na Câmara de Vereadores

por Assessoria de Imprensa última modificação 18/11/2020 09h53
Projeto de abertura do Calçadão é apresentado na Câmara de Vereadores

Secretário de Planejamento Rafael Rottili Roeder

Projeto de abertura do calçadão é apresentado na Câmara de Vereadores

Na sessão da última segunda feira (18) o Secretário Municipal de Planejamento Rafael Rottili Roeder fez uso da Tribuna para apresentar o “Estudo Preliminar de Projeto Urbanístico para a Abertura do Calçadão na Rua Felipe Schmidt”. O secretário fez um relato das ações da sua pasta durante o período em que o mesmo está à frente e também aproveitou a oportunidade para relatar as futuras obras e projetos.

O Estudo apresentado tem a proposta de tornar acessível a todos os canoinhenses, embelezar nossa cidade, além de atender as exigências dos padrões de calçadas e pista para os veículos. A parte de paisagismo e embelezamento é conforme a nossa região.

Após a apresentação, os vereadores questionaram e tiraram suas dúvidas junto ao secretário Rafael que prontamente respondeu a todos.

O vereador Chico Mineiro questionou a retirada dos petit-pavês, sugerindo “não retirar com maquinas, temos pedras boas que podem ser reaproveitadas para outros lugares e calçadas”, o secretário informou que os petit-pavês não atende mais as exigências de segurança, que as normas não permitem mais seu uso, e que estão sendo depositados em terreno da Prefeitura”.

Coronel Mario fez referência que ele e os vereadores Wilmar e Paulo Glinski, participaram de reunião no ano passado na Associação dos Engenheiros, (AEVC), onde foi sugerido por um grupo de engenheiros que as mudanças relativas ao Plano Diretor e mobilidade urbana, houvesse uma ampla discussão referente a mudanças.

Vereador Paulo Glinski lembrou aos presentes um pouco da história do calçadão e suas mudanças com o passar do tempo, “situação do calçadão vai agradar a alguns e outros não, lembrou que a Rua Major Vieira em épocas do calçadão era fechada a rua, tínhamos que fazer a volta, na sequencia foi feito uma abertura para passagens de veículos, e por fim uma abertura completa da rua. A beleza do calçadão já se foi a tempo. Temos que fazer o que é melhor para a comunidade, algo precisa ser feito para melhorar”, conclui ele.

Wilmar Sudoski, demostrou a sua preocupação com os pedestres, ciclista e a população e que o Projeto contempla estes aspectos. Vereadora Telma, discorreu que devemos pensar em projetos futuros, questionando se a fiação elétrica, cabos de fibras óticas, será subterrânea ou não.

Presidente da casa Célio Galeski ao fazer uso da palavra lembrou que as mudanças e pedidos de abertura do calçadão não são de hoje, já vem de governos passados como Beto Faria, Leoberto, “ vejo que a população merece o melhor”, concluiu.

Arquivo para download:

- Apresentação abertura do calçadão