Projeto “Ficha limpa” é aprovado de forma unânime pelos vereadores

por admin última modificação 08/03/2018 21h29
Paulo Glinski é o autor da matéria que veda a nomeação, no âmbito da administração municipal, de pessoas condenadas pela justiça
 

Vereadores canoinhenses aprovaram, de forma unânime, o projeto de lei que institui no âmbito da administração pública municipal a “Ficha limpa”. A votação definitiva ocorreu durante a sessão itinerante em Marcílio Dias, na noite de segunda-feira (27).  O projeto tramitava pela Casa desde o ano de 2010 e agora segue para a sanção ou veto do prefeito municipal.

Presidente da Câmara, vereador Paulo Glinski (PSD), é o autor da matéria que veda a nomeação para os cargos de secretário, supervisor, cargos de direção e de chefia, pessoas que tenham contra si condenação transitada em julgado. “Fica vedada a nomeação tanto no poder executivo, quanto no poder legislativo”, lembra. Só serão levadas em consideração as decisões de processo iniciados após a vigência da Lei.

As condenações, citadas na matéria, dizem respeito aos crimes de corrupção contra a administração e o patrimônio públicos, tráfico de entorpecentes e drogas, tortura, terrorismo e hediondos, praticados por organização criminosa, quadrilha ou bando.

Caso se torne Lei, ficará exigida, antes da nomeação, a apresentação de certidões atualizadas das justiças federal, estadual e eleitoral e também declaração com firma reconhecida em cartório. “É uma forma do postulante aos referidos cargos provar não ter sofrido nenhuma condenação em decorrência dos crimes especificados pela redação da matéria. O descumprimento de qualquer um dos artigos do projeto implicará na exoneração do nomeado num prazo máximo de até dez dias”, completa Glinski.  

 

Assessoria de Imprensa

Câmara Municipal de Vereadores de Canoinhas

Jornalista Rodrigo Melo – MTb/SC 01467 JP

Fones: 47 3622 3396/ 8805 5134