Programa Psicossocial vai permitir abertura de novas vagas para psiquiatras em Canoinhas

por admin última modificação 08/03/2018 21h29
Com a regulamentação, ações intersetoriais serão planejadas e trabalho será mais efetivo

Nesta segunda-feira (10) foi aprovado em primeira discussão e votação o projeto de Lei nº 035/17, de autoria dos edis Zenici Dreher (PR), Coronel Mário Erzinger (PR) e Telma Bley (PMDB), que autoriza instituir o Programa Psicossocial para Crianças e Adolescentes em Canoinhas. Na ocasião, Zenici aproveitou para falar sobre a importância de se planejar ações intersetoriais, o que será permitido com o Programa, como forma de “prever a longo prazo ações efetivas no que se refere a adolescentes com transtornos mentais e principalmente os que fazem uso de álcool e outras drogas.” De acordo com ela, com todas as políticas públicas trabalhando juntas, será possível montar um calendário de ações para todo o ano e dar autonomia para o Executivo agir em prol desta causa. A vereadora ainda afirmou que, de duzentos pacientes, por exemplo, em torno de trinta são adolescentes que se apresentam no Programa por questões de conflito familiar, o que mostra, segundo ela, que os conceitos precisam ser revistos.

Titular da saúde por anos, Telma Bley (PMDB) contou que é antiga a vontade de que haja esta intersetorialidade, “porque sempre acabava sobrando para a saúde.” Ela relatou, inclusive, que o Programa foi colocado em prática sem uma regulamentação e que isto resultou em muitas dificuldades, como a contratação de profissionais, por exemplo. “Fico muito feliz de poder ver que agora você tem o apoio e conseguiu formalizar. Agora você vai conseguir colocar profissionais com uma carga horária maior, fazer projetos com mais propriedade”, falou Telma a Zenici.

Preocupada com a saúde mental dos canoinhenses, a vereadora Camila Lima (PMDB) questionou quantos médicos psiquiatras exercem a profissão na cidade atualmente, ouvindo de Zenici Dreher que há um edital de credenciamento, mas que por enquanto apenas um médico vem dois sábados no mês de Jaraguá do Sul a Canoinhas para atender os pacientes do Programa. Segundo as informações repassadas pela vereadora, agora, com a regulamentação, haverá a possibilidade de se abrir mais vagas, o que, segundo ela, “era a nossa luta.”

Jornalista Dayane Wolff – MTb/SC 0006066

Fones: 47 3622 3396/ 41 99928-4004