Programa “Coração Valente” é aprovado em primeira votação

por admin última modificação 08/03/2018 21h29
Vereador autor Beto Passos pretende oferecer gratuitamente o exame de “oximetria de pulso” em recém nascidos

Aprovado em primeira votação e por unanimidade, na sessão ordinária de segunda-feira (07), o projeto de lei n◦ 045/2012 que institui o programa “Coração Valente” no município de Canoinhas. O projeto, segundo o vereador autor Beto Passos (PT), pretende oferecer de forma gratuita o exame de “oximetria de pulso” nos recém nascidos atendidos pela maternidade local. A prática já é comum em muitos hospitais públicos e privados do país.

O vereador lembra que o “teste do coraçãozinho”, como também é conhecido exame, trata-se de um procedimento utilizado para medir os níveis de oxigênio no sangue dos bebês após 24 horas de vida, antes mesmo da alta hospitalar. O exame é indolor e serve para detectar possíveis casos de cardiopatia congênita grave e que coloca em risco a vida da criança.

A cardiopatia congênita é verificada nos recém nascidos que apresentam nível de oxigênio no sangue inferior a 95%. O teste, além de fazer esta análise, apontará a necessidade da realização de ecocardiograma para investigar a existência e a gravidade da doença. “É uma forma de prevenção, já que em muitos casos, os problemas cardiológicos nos bebês só são constatados após a alta hospitalar”, frisou Passos. O projeto deverá seguir para segunda votação apenas na sessão do dia 15 de maio.