Presidente da Câmara, Gil Baiano participa de reunião sobre Área do cemitério de Taunay

por Assessoria de Imprensa última modificação 23/06/2021 08h33

Presidente da Câmara, Gil Baiano participa de reunião sobre Área do cemitério de Taunay

Área do cemitério de Taunay será desapropriada pelo Município

Participaram da reunião na prefeitura de Canoinhas o prefeito Beto Passos, os representantes da empresa Heuzer Saraiva Guimarães e José Sawinski Júnior, o presidente da Câmara, Gil Baiano, o procurador do Município, Antonio Augusto Martins Weinfurter e o secretário de Planejamento, João Linzmeier

 

O prefeito de Canoinhas, Beto Passos, recebeu em seu gabinete na segunda-feira, 21, representantes da empresa WestRock: o diretor florestal da unidade de Três Barras, Heuzer Saraiva Guimarães, e o gerente corporativo de relações governamentais, José Sawinski Júnior, o atual presidente da Câmara de Vereadores Gil Baiano, a pauta era, o cemitério de Taunay.

A situação do Cemitério Taunay é um tema em que todos os envolvidos, comunidade, WestRock e Governo de Canoinhas, possuem um mesmo objetivo, ou seja, que o cemitério esteja regularizado para permitir novos sepultamentos. As tratativas e a solução foram consensuais e alinhadas em seu direcionamento futuro: o Governo do Município de Canoinhas e a WestRock trabalham em parceria para solucionar a questão pensando no bem da comunidade.   

“Vamos desapropriar amigavelmente o imóvel e regularizar a área para que o espaço continue sendo usado pela comunidade que poderá realizar sepultamentos no local e prestar homenagens aos entes queridos”, garantiu o prefeito Beto Passos.   

O procurador do Município, Antônio Augusto Martins Weinfurter, explicou que a empresa fará levantamento documental do imóvel. Somente com as informações oficiais do terreno será possível publicar decreto de utilidade pública. Após esta etapa uma comissão fará avaliação, pois a desapropriação, embora amigável, vai gerar custos ao Município. Com a escritura pública em mãos, o prefeito Beto Passos fará a adequação da área para a doação do cemitério à Associação de Moradores da localidade.   

 “Tenho profundo respeito pela memória e pela história das pessoas que aqui viveram e também por seus familiares. Entendo que há uma demanda para que o cemitério continue ativo, mas para isso, é preciso regularizá-lo. Assim que soube desta situação entramos em contato com a WestRock para resolver a situação de maneira que possamos manter operante aquele local tão importante para a comunidade”, salienta o prefeito Beto Passos.  

O assunto foi discutido na câmara de vereadores, o presidente Gil Baiano ouviu dos colegas vereadores os pedidos que até eles chegaram dos moradores da localidade de Taunay.
“Acredito que esse acerto entre a prefeitura e a empresa é a melhor solução, assim os moradores poderão ficar tranquilos quanto a questão dos seus entes queridos lá sepultados, estamos agindo junto aos diversos poderes em prol das nossas comunidades”, destacou Gil Baiano.

Com informações e foto da prefeitura

--

Joselito Beluk – Assessor de Comunicação Câmara de Vereadores
Fone: (47) 3622-3396 / Whatsapp (47) 9-9986-6199
E-mail: imprensa@canoinhas.sc.leg.br
Site: http://www.canoinhas.sc.leg.br
Facebook: https://www.facebook.com/camaracanoinhas/
Instagram: @camaracanoinhas