Paulo Glinski é o novo presidente da Câmara Municipal

por admin última modificação 08/03/2018 21h25
Mesa diretora para 2012 conta ainda com os vereadores Alexey Sachweh, Beto Passos e Wilson Pereira

O vereador Paulo Glinski (PSD) foi eleito de forma unânime o novo presidente da Câmara Municipal de Canoinhas. Também compõem a mesa diretora para 2012 os vereadores Alexey Sachweh (PPS), como vice-presidente; Beto Passos (PT), como 1º secretário e Wilson Pereira (PMDB), como 2º secretário.

Assim como ocorreu nos anos anteriores, a eleição realizada na noite de terça-feira (20), também apresentou clima tenso e surpresas até minutos antes da votação. Uma hora antes do inicio dos trabalhos, o vereador Gilmar Martins, o Gil Baiano (PSDB), que até então seria vice-presidente na chapa encabeçada por Glinski, teve que abrir mão da disputa por questões legais.

De acordo com o parágrafo 5º do artigo 33 da Lei Orgânica do município, fica vedada à recondução para mesmo cargo na mesma legislatura. Por ser o atual vice-presidente da Casa, Baiano ficou impossibilitado de ser reconduzido ao cargo. Desta forma, novas negociações foram iniciadas nos bastidores e o vereador João Grein (PT) colocou o seu nome à disposição para a disputa da vice-presidência.

Quando tudo parecia resolvido, o vereador Tarciso de Lima (PP) lançou o nome de Alexey Sachweh para a vice-presidência. Com a candidatura paralela, Grein se retirou da disputa.

A decisão do petista foi combatida pelo vereador Célio Galeski (PSD). “O senhor não está cumprindo aquilo que acordamos agora pouco na sala da presidência. Ao meu modo de ver, palavra dita, é palavra cumprida”, frisou. Em resposta, Grein disse que estava se retirando da disputa porque seu nome não era consenso entre os vereadores. “O seu ato vereador João Grein, demonstra grandeza, comprometimento e respeito com os demais colegas de Casa”, ressaltou o atual presidente Beto Passos, como forma de apaziguar a situação.