Participação da comunidade marca a primeira Sessão Itinerante do ano

por elton — última modificação 08/03/2018 21h24
Público compareceu e cobrou melhorias para o distrito de Paula Pereira
Participação da comunidade marca a primeira Sessão Itinerante do ano

Público acompanhado os trabalhos legislativos

            Presidentes de associações, líderes comunitários e pessoas da comunidade participaram efetivamente da primeira Sessão Itinerante do ano, realizada na noite de terça-feira (26), no pavilhão da Igreja Imaculada Conceição em Paula Pereira. Autor do requerimento que solicitou a iniciativa, vereador Paulo Glinski (DEM) agradeceu a presença do público e disse que os governantes tem por obrigação ir ao encontro da comunidade, ouvir críticas, atender sugestões e, por fim, dar condições para que elas sejam colocadas em prática.

Aproximadamente 70 pessoas, moradoras das localidades de Paula Pereira, Rio do Pinho, Anta Gorda, Taunay, Sereia, Boa Vista, Santa Leocádia, Santa Ide, Papua e Pedregulho se fizeram presentes. A Câmara Municipal havia encaminhado ofício convidando o prefeito em exercício, Beto Faria (PMDB) e todos os secretários municipais, porém, os únicos que compareceram à sessão foram Vanderlei Dombrovski e Telma Regina Bley, respectivamente secretários municipais do Desenvolvimento Rural e de Saúde.

            Na ocasião, o público acompanhou passo a passo os trâmites de uma sessão legislativa, desde a leitura do expediente, apresentação de indicações e a aprovação de requerimentos e projetos de lei. Presidente da Câmara Municipal, vereador Beto Passos (PT), informou que no período de dois anos e quatro meses em que atua como legislador, já apresentou diversas indicações de melhorias para o distrito de Paula Pereira. “Alguns pleitos foram atendidos pela municipalidade, outros já não”, comentou. Passos destacou ainda a importância de uma patrulha mecanizada em cada um dos distritos do município. “Seria uma maneira de acabarmos com grande parte dos problemas do interior que é estrada com acesso facilitado”, explicou.

            Vereador Wilson Pereira (PMDB) também lembrou dos problemas relacionados às estradas que tanto preocupam o homem no campo, principalmente, na época de safra. Pereira sugeriu ainda a implantação de intendências distritais no interior. Alexey Sachweh (PPS) falou sobre o projeto de lei de sua autoria, que garante aos produtores a acessibilidade da estrada geral até o centro produtivo. O projeto, inclusive, foi aprovado em segunda votação durante a sessão. Bene Carvalho (PMDB) apresentou indicação solicitando a cobertura e iluminação da quadra de esportes situada na escola de Rio do Pinho, mas que atende alunos e moradores de todo o distrito de Paula Pereira.

            João Grein (PT) elogiou a participação feminina na sessão e apresentou indicação solicitando que a prefeitura de Canoinhas estude a possibilidade de disponibilizar uma área de terra no distrito de Paula Pereira visando à implantação de um parque industrial. Ele justificou o pleito afirmando que novas propostas e incentivos precisam ser apresentadas às pessoas que residem no meio rural e não querem viver da agricultura. “Seria uma maneira de articular a criação de pequenos, médios e grandes empreendimentos e também incentivar a geração de postos de empregos”, salientou. Já Gil Baiano (PSDB) também falou da falta de oportunidade para as pessoas que vivem no campo e cobrou uma participação efetiva do governo municipal na manutenção e conservação das estradas. “O interior conta hoje com uma série de trechos intransitáveis”, ressaltou.

            Aproveitando a presença da secretária municipal de Saúde, Telma Regina Bley, o vereador Célio Galeski (DEM) denunciou as filas para atendimento médico no Pronto Atendimento Municipal (PA) ocasionada pelas falta de médicos. “Sabemos da sua luta, secretária. Mas penso que algo precisa ser feito contra essa máfia de branco, que quer ganhar muito e trabalhar pouco”, disse o vereador, referindo-se as dificuldades em que a prefeitura tem encontrado para contratar profissionais médicos.

Vereador Tarciso de Lima (PP) também demonstrou preocupação com a área de saúde e relatou uma situação vista por ele, no PA, quando um médico teve que atender mais de 70 pacientes num só dia. “Chega a ser desumano para o profissional e para as pessoas que ficaram horas aguardando o atendimento”, comentou. Tarciso ainda disse que a Secretaria Municipal de Saúde chegou a oferecer R$ 80,00 a hora e mesmo assim não tem conseguido contratar médicos para atuarem no PA.

 

 

 

Líderes comunitários e moradores fazem reivindicações

 

         Vereadores ouviram atentamente as reivindicações dos líderes comunitários e moradores e prometeram agilidade na cobrança dos pleitos junto às autoridades responsáveis. Mauro Antonovicz, presidente da Associação de Moradores de Paula Pereira solicitou empenho dos vereadores no sentido de cobrar do governo municipal uma melhor atenção as estradas que cortam o distrito. “O interior precisa é de estrada boa, só isso”, garantiu. Antonovicz também solicita a reabertura de um posto dos Correios e Telégrafos em Paula Pereira. “O contrato com os correios expirou em 2010. Desde então, temos que buscar todas as correspondências na agência da cidade”, reclamou. Ele pede ainda mais profissionais de enfermagem no posto de saúde de Anta Gorda.

            Já Neri Pazda, presidente da Associação de Moradores de Rio do Pinho pleiteou o incremento da rede de iluminação pública na localidade, mais caminhões e maquinários para o programa Porteira Adentro, patrulhamento mais efetivo da Polícia Militar no sentido de garantir a segurança dos moradores e a disponibilidade de mais antenas de internet.

            Moradores ainda cobraram a instalação de mais telefones públicos no distrito, pediram uma patrulha mecanizada e ainda apresentaram preocupação com a possível perda do subsídio que é dado nas contas de energia elétrica aos produtores rurais.

            Durante a sessão, o coordenador do Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja), Osmar Olescovicz colocou-se a disposição dos moradores no sentido de auxiliar na formação de núcleos educacionais nas localidades que integram o distrito. O Ceja oferece ensino àquelas pessoas que, no período normal, entre os 07 a 18 anos, não conseguiram concluir seus estudos. Segundo informou o coordenador, as aulas são oferecidas normalmente três vezes por semana num período de dois anos por módulo. “Basta os moradores se organizarem, formando grupos de alunos, que nós iremos até as localidades”, concluiu.

 

 

Assessoria de Imprensa

Câmara Municipal de Vereadores de Canoinhas

Jornalista Rodrigo Melo – MTb/SC 01467 JP

Fones: 47 3622 3396/ 8805 5134