Osmar Oleskovicz no retorno da Câmara faz uso da Tribuna

por Assessoria de Imprensa última modificação 08/02/2023 09h56

Osmar Oleskovicz no retorno da Câmara faz uso da Tribuna

Vereador defendeu a manutenção das turmas de quarto e quinto anos na Escola Municipal de Paula Pereira

Na primeira sessão do ano nesta segunda-feira, 6, o vereador Osmar Oleskovicz defendeu sobre a manutenção das escolas isoladas do município e falou sobre a importância delas às comunidades. “Minha vida inteira dediquei a Educação e acho que a fonte de inspiração para a minha vida sempre foi a Educação”, disse Osmar.

Moradores da comunidade de Paula Pereira entraram em contato com o vereador e demais vereadores da Casa questionando sobre a notícia de que a escola da comunidade seria fechada pela Secretaria Municipal de Educação. Segundo Oleskovicz, o município tem cinco escolas isoladas no total: a escola de Campina dos Ribeiros, Campo dos Buenos, Sítio dos Côrrea, Bonetes e Paula Pereira. “Essas escolas representam muito para essas comunidades. São escolas que desde que foi feita as nucleações, não foram fechadas porque tem uma importância”, afirmou o vereador.

“Venho encarecidamente pedir que todos nós vereadores possamos travar uma briga para que essas escolas não sejam fechadas. A Educação é investimento, não é gasto”, pontuou Osmar. O vereador levantou ainda a questão de que foi a própria comunidade que doou o terreno da escola e que se for preciso também mantém a escola limpa.

Outra questão levantada por Osmar é que se a escola de Paula Pereira fechasse, crianças pequenas do berçário ao pré-escolar, teriam de ser levados de ônibus até a escola do Rio do Pinho, no mesmo veículo que alunos maiores do Ensino Médio. “Por esse motivo que estamos pedindo para que a secretária de Educação, a Sônia, e a prefeita Juliana, olhem com carinho e não mais façam com que essas escolas fechem”.

PISO NACIONAL DOS PROFESSORES

Oleskovicz debateu ainda sobre a declaração da prefeita em entrevista a um portal de notícias, de que não será pago o piso nacional aos professores. “Desde que foi criada a lei nacional, todos os prefeitos de Canoinhas pagaram o piso”, questionou.

O piso nacional dos professores em questão teve um reajuste de 15% em relação ao piso do ano passado e é agora é de R$ 4.420,55. No ano passado o valor pago era de R$ 3.845,63. A portaria com o novo valor foi assinada no dia 16 de janeiro pelo ministro da Educação, Camilo Santana.

Osmar relembrou a votação do projeto no ano passado que retirava direitos dos ACTs. “O projeto previa 30% acima do piso, e agora nem o piso será pago. Nós vamos cobrar que a prefeita pague o piso porque é um direito. E a situação financeira do município não é diferente hoje do que era na época”.

O vereador explicou ainda que o Governo repassa através do Fundo Nacional da Educação Básica (Fundeb) o índice de reajuste, que neste ano no caso é de 15%. “Essa porcentagem vai vir a mais no Fundeb, então não se justifica o não pagamento. Eu vou cobrar todos os dias, eu sou professor e sei que o professor merece”, finalizou Oleskovicz.

Joselito Beluk – Assessor de Comunicação Câmara de Vereadores
Fone: (47) 3622-3396 / Whatsapp (47) 9-9986-6199