Oito votos derrubam veto do prefeito e aumento de salários fica garantido

por admin última modificação 08/03/2018 21h24
Vereadores Paulo Glinski e Beto Passos foram contra; O próximo prefeito passa a ganhar R$ 15 mil, o vice R$ 11 mil e os secretários R$ 8 mil
Por oito votos contra dois, os vereadores canoinhenses derrubaram o veto do prefeito municipal Leoberto Weinert (PMDB) ao projeto de lei nᵒ120/2012, de origem do legislativo, que fixa subsídios e remuneração ao primeiro escalão do governo municipal a partir de 2013. A votação ocorreu durante a sessão ordinária realizada na noite de segunda-feira, 17.
O presidente da Casa, Paulo Glinski (PSD) e o vereador Beto Passos (PT) se manifestaram contra a derrubada. A maioria dos vereadores seguiu o parecer das comissões técnicas.
Com a derrubada do veto, o próximo prefeito passa a ganhar R$ 15 mil, o seu vice R$ 11 mil e os secretários municipais o valor de R$ 8 mil. Além dos aumentos, o projeto inclui ainda 13º salário e férias remuneradas ao prefeito e vice. Para vigorar como lei, a mesa diretora precisa promulgar a matéria.
Glinski já adiantou, através de declarações na imprensa, que não irá promulgar o projeto. Posição semelhante irá tomar o vereador Beto Passos. Com a negativa dos parlamentares, a promulgação pode ser feita por um dos outros dois membros da mesa diretora: vice – presidente da Casa, vereador Alexey Sachweh (PPS) ou então pelo 2º secretário e vice-prefeito eleito Wilson Pereira (PMDB).
Também foi derrubado, mas desta vez por unanimidade, o veto total ao projeto de lei nᵒ116/2012, que altera o artigo 2º da lei n° 3.573/2003 e permitia comodato de área de terras ao empresário Adriano Rodrigo Watzko.
Com a nova redação, proposta pelo vereador João Grein e por seu suplente Francisco de Lima, o Chicão, ambos do (PT), a cessão de uso do imóvel fica destinada única e exclusivamente à instalação de uma indústria de carvão vegetal ou de transportes rodoviários de cargas. A mesa diretora deve promulgar a matéria nos próximos dias.